Análise da compactação do solo decorrente do tráfego de máquinas agrícolas é financiada pelo CNPq

Um dos projetos submetidos por professores da Unicentro e aprovados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no último Edital Universal foi proposto pelo professor Leandro Rampim, do Departamento de Agronomia. A pesquisa intitulada “Tráfegos de máquinas em sistema de plantio direto e manejo com gesso agrícola e desenvolvido de protótipo para monitorar a camada superficial compactada” tem como objetivo analisar a compactação do solo causada pela circulação de máquinas agrícolas e identificar mecanismos que possa auxiliar na resolução do problema.

O projeto contempla duas linhas principais. A primeira trata da avaliação dessa compactação gerada pelo tráfego das máquinas no campo e o outro ponto é tentar desenvolver algum equipamento para facilitar a identificação da compactação do solo durante o deslocamento das máquinas nessas áreas”, explicar o proponente, professor Leandro Rampim.

Para o seu desenvolvimento, a pesquisa contará com a parceria de outros cursos da Unicentro e, também, com a participação de pesquisadores de outras universidades. “Eu sou o coordenador do projeto, mas têm outros professores da Unicentro, têm pesquisadores da Unioeste, da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul que trabalharão em conjunto”, explica Rampim.

O projeto tem duração de três anos e, no período, as atividades práticas serão desenvolvidas no Campus Cedeteg e em propriedades rurais da região. “A parte das avaliações de campo e os experimentos serão montados aqui no Cedeteg. Tem alguns ensaios que serão realizados em outros locais como propriedades. Ou seja, a condução do local que será avaliado simula a atividade ou como o produtor atua no campo, não só uma área experimental”, conta.

A aprovação do projeto no Edital Universal significa que a pesquisa contará com financiamento do CNPq no valor de R$ 30 mil. “Esse dinheiro será para custeio de análises, que serão feitas em laboratório aqui da própria Unicentro – utensílios que são necessários, reagentes para serem realizadas as análises de solo. E também contempla recursos para adquirir equipamentos para avaliar e identificar essa compactação do solo, GPS, alguns equipamentos para fazer coleta em campo, computador para fazer as análises e também programas de estatística e para montar mapas”.