Festa junina marca encerramento das atividades do primeiro semestre da Unati

A música dá o clima e à cara deafesta. As comidas típicas, as danças e os trajes coloridos traduzem essa que é uma das comemorações mais tradicionais da cultura brasileira. E foi exatamente assim, em um grande arraiá, que a Universidade Aberta a Terceira idade (Unati) celebrou o fim das atividades do primeiro semestre de 2017.

“Todo final de semestre nós promovemos o Arraiá, que é uma festa típica e que os idosos gostam muito e se divertem bastante. Então, quando vai chegando o final do semestre todos já estão ansiosos, já preparam a roupa, as danças e as músicas para participar da festa”, explica a coordenadora da Unati, Maria Regina Vargas.

As quadrilhas embalam a tarde de festa (Foto: Acioli Caldas)

E por falar em se preparar, teve gente que veio de longe só para acompanhar a festança, e claro, caprichou no figurino. A Dona Arlete Filipaki participa da Universidade Aberta a Terceira Idade de Irati e viajou até Guarapuava só para participar do arraiá. Ela caprichou no figurino. “Eu participo de todas as festas que aparecem na nossa melhor idade porque é a melhor de todas mesmo, é o que a gente tem que participar, é o que a gente tem que fazer para viver mais”, aconselha.

As comidas típicas deixaram a festa ainda mais gostosa (Foto: Acioli Caldas)

Além do colorido desfile de trajes típicos, o arraiá também foi palco de diversas atividades. O coral da Unati trouxe músicas juninas e o grupo “Outono Dourado” animou a plateia com um ritmo tipicamente nordestino, o forró.

E como em toda boa festa junina não poderia faltar a tradicional quadrilha, embalada pelos acordes de Pedro Bonavigo, músico e amigo de longa data da Unati. Segundo Pedro, participar do arraiá foi uma forma de relembrar os festejos juninos de antigamente. “Isso, hoje, me faz recordar aquela época de infância, as fogueiras de São João, que a gente cozinhava pinhão, pipoca, estourava foguetinho buscapé, assava batata doce na brasa. Enfim, aquela diversão. E, hoje, isso aqui faz lembrar, só claro que hoje são outros tempos”.

Animação não faltou no Arraiá da Unati (Foto: Acioli Caldas)

Os tempos podem até ser outros, mas a animação continua a mesma. É o que garante a unatiana Leonilda Fioretina Ribas. “É alegre, descontraído. A gente volta a ser criança. É muito divertido!”. A Uati de Irati e o grupo da melhor idade do município de Pinhão também participaram da festança realizada na Associação Cultural, Recreativa e Esportiva da Unicentro (Acre).