Unicentro lança 7ª edição do Festival Universitário da Canção no Shopping Cidade dos Lagos

A 7ª edição do Festival Universitário da Canção (Fuca) já tem data marcada. Ela será realizada entre os dias 27 e 29 de setembro, no auditório Francisco Contini, no Campus Santa Cruz. Para marcar o lançamento oficial desse que é um dos eventos mais importantes do calendário da nossa Universidade, uma programação especial foi organizada no espaço onde serão instaladas as salas de cinema do Shopping Cidade dos Lagos. Para participar do lançamento, a Unicentro convidou a imprensa local, a comunidade acadêmica e a comunidade guarapuavana, além de representantes do empreendimento e participantes de edições anteriores do Fuca, que ficaram responsáveis pela parte musical do lançamento.

Funcionários da obra do shopping recepcionaram a comunidade (Foto: Mariana Valente)

Uma das pessoas convidadas a cantar foi o Jefferson Porciúncula. Ele já participou de três edições do Festival na categoria Interpretação e, neste ano, vai se inscrever para participar, pela primeira vez, em Composição. “Eu participei em três anos. Depois da primeira vez, não quis parar mais. No último ano fiquei em terceiro e no penúltimo em quarto. Esse ano vou na categoria Composição e vai ser interessante mostrar um pouco do meu trabalho de compositor no Festival”, comentou o músico.

Na noite do lançamento do Festival, Jefferson teve a companhia da Vanessa Barbosa, que também já se apresentou em três edições do Fuca. “Eu participei em 2014, 2015 e 2016. Nunca passei para a final. Mas só pelo fato de ter conseguido chegar na fase classificatória já foi uma honra”, contou Vanessa.

Plateia acompanhou a cerimônia, realizada em uma das quatro futuras salas de cinema (Foto: Mariana Valente)

Para o reitor da Unicentro, professor Aldo Nelson Bona, a importância da Festival Universitário da Canção só tem sido confirmada e fortalecida ano a ano, tanto pela comunidade acadêmica, que está sempre envolvida na organização e divulgação, como pela comunidade em geral, que todos os anos lota o auditório Francisco Contini. “É um Festival de fundamental importância para a disseminação da cultura, para a confraternização da comunidade acadêmica e da comunidade regional, e para a revelação de talentos da música. Nós estamos aos poucos consolidando o Fuca, que vai neste ano para sua sétima edição, com esse objetivo de ser um ambiente de confraternização e de revelação de talentos”, enalteceu o reitor.

Para o lançamento, a Unicentro teve a parceria do empreendimento Cidade dos Lagos, que cedeu o espaço, ainda em construção, para receber todos os convidados do evento. “É uma oportunidade, do meu ponto de vista, muito importante os alunos poderem estar aqui no futuro shopping, que será inaugurado em março ,e poder também ver, nesse momento, essa obra em construção, já que isso faz parte também da cultura”, declarou um dos sócios do empreendimento, Vilso Dubena. “Foi uma feliz ideia de casar esse projeto em execução, que é a Cidade dos Lagos, com um projeto em execução que é o nosso Fuca, que quer ser cada vez mais grandioso”, completou Aldo Bona.

Jefferson e Vanessa, participantes de outras edições do Fuca, se apresentaram na noite de lançamento (Foto: Mariana Valente)

O Auditório Francisco Contini, no Campus Santa Cruz, será o palco de sessenta apresentações em três dias de Festival. Assim como nas últimas edições, serão quarenta apresentações, vinte interpretações e vinte composições, divididas entre os dois primeiros dias. Os dez melhores de cada categoria se classificam para a final na sexta-feira, 29. Os três melhores de cada categoria levam prêmios em dinheiro além de troféus.

Podem se inscrever na categoria Interpretação qualquer integrante de comunidades acadêmicas, ou seja, professores, estudantes ou servidores universitários. Já a categoria Composição pode receber inscrições da comunidade em geral. As inscrições devem ser feitas pelo site do Fuca entre os dias 31 de julho e 18 de agosto.