Curso de Medicina Veterinária promove o 1° Ciclo de Palestras

O 1° Ciclo de Palestras de Medicina Veterinária é uma ação da disciplina de Extensão Rural, ministrada no quinto ano do curso. O objetivo da realização do evento é mobilizar os alunos para que articulem atividades voltadas para a divulgação do meio rural. “A disciplina tem como objetivo oportunizar ao aluno a aprendizagem do planejamento, organização, realização e avaliação de resultados de um evento no meio rural ou eventos co-relatos”, explica o professor Luiz Gonzaga Macedo, que ministra Extensão Rural na Unicentro.

Para a acadêmica Daniela Patricia Tozzeto, uma das organizadoras do Ciclo de Palestras, o planejamento e a execução do evento colaboram para a formação profissional, além de movimentar a rotina da sala de aula. “Organizar um evento é uma coisa que te tira da zona de conforto, faz você ir atrás e ter contato com o palestrante, ir atrás de patrocínio e informações. Então, tudo que te tira da zona de conforto te faz melhorar”.

Acadêmicos de todas as turmas acompanharam as palestras promovidas pelo 5. ano (Foto: Noeli Almeida)

Nessa primeira edição, o Ciclo de Palestras contou com a participação de profissionais do mercado de trabalho como palestrantes, com a finalidade de oportunizar aos acadêmicos, que estão prestes a sair da Universidade, um novo olhar para a profissão. Uma das palestras teve como título “O Perfil do Profissional na Empresa Moderna” e foi ministrada pelo supervisor de integração de suínos da empresa BRF de Toledo, Nedio Spiassi. “A gente que já está na área percebe que o acadêmico, hoje, sai com a visão técnica e as empresas estão procurando uma perspectiva mais humana. Então, a grande diferença que eu procurei mostrar para eles é: mudem um pouco essa visão acadêmica, técnica, para o lado mais de relacionamento humano”, detalha.

E foi o interesse por conhecer o ponto de vista de quem vivencia o dia a dia do médico veterinário que motivou o acadêmico do quarto ano, Odair Aparecido Gregório a participar do Ciclo. “Um evento como esse aqui, na Faculdade, é muito importante para os acadêmicos por permitir um contato com profissionais”.

O professor Luiz Gonzaga Macedo ressalta que o Ciclo de Palestras possibilita que os acadêmicos percebam a abrangência do trabalho realizado pelo médico veterinário. “As instâncias públicas, os governos de um modo geral, possuem sua Secretaria de Agricultura, assim como as cooperativas, nos seus quadros funcionais o cargo de extensionista, que tem esse papel de difundir as novas tecnologias e procurar diagnosticar as dificuldades e as potencialidades que existem no meio rural, transformando isso em soluções e melhorias de qualidade de vida para o produtor”.

• Obrigado pela divulgação e reconhecimento.

Luiz Gonzaga Pego de Macedo