Campus Santa Cruz promove campanhas institucionais nos 27 anos da Unicentro
As ações sociais tornaram-se, nos últimos tempos, sinônimo de crescimento e de desenvolvimento. Esse tipo de iniciativa, além de valorizar os colaboradores e toda a comunidade envolvida com a Instituição, também tem reflexos diretos nas atividades cotidianas. Pensando nisso, a Unicentro realizou, no Campus Santa Cruz, o lançamento de campanhas institucionais de economia de água, energia elétrica e uso consciente das plataformas de acessibilidade.
As campanhas consistem na distribuição de adesivos e cartazes com lembretes para apagar as luzes antes de deixar o espaço, vigiar o desperdício de água e o uso indevido das plataformas de acessibilidade. O diretor do Campus, professor Ademir Fanfa Ribas, ressalta que as ações só irão funcionar se toda a comunidade universitária participar. “Nós estamos motivando, colocando adesivos, cartazes. Mas nada disso vai funcionar se as próprias pessoas que trabalham, que estudam, que vivem aqui na Universidade não fizerem a sua parte, cuidando da economia, da necessidade de conscientizar as pessoas para a utilização da plataforma de acesso”.
Em tempos de crise, economizar é uma demanda cada vez mais recorrente para o ensino público superior. Mas, para além da questão financeira, a formação de uma consciência cidadã também é reflexo da realização das campanhas institucionais. “A Universidade ela tem que ter uma preocupação adicional – fora o ensino, a pesquisa e a extensão – com a formação da pessoa como cidadã, reconhecendo a sua posição no espaço da sociedade”, ressaltou o vice-reitor da Unicentro, professor Osmar Ambrósio de Souza.
As campanhas institucionais de conscientização para o uso correto dos serviços foram planejadas conjuntamente pela e pelos acadêmicos, por meio do Conselho Consultivo, que é uma iniciativa implantada em 2016 com o objetivo de aproximar professores, estudantes e funcionários da Direção do Campus Santa Cruz. Para o pesidente do Diretório Central dos Estudantes da Unicentro, Enrique Martinez, a realização dessas campanhas demonstra uma preocupação em melhorar os espaços universitários. “Esse movimento, essa organização, essa iniciativa que a Direção de Campus teve para tentar melhorar, de alguma forma, a nossa convivência diária com a nossa Universidade é de se elogiar e espero que continue tendo e tenha a adesão necessária”, avaliou.
A expectativa da acadêmica de Letras e representante do Conselho Consultivo, Janaína Ferreira Silva, é que as campanhas sejam uma experiência gratificante para toda a comunidade acadêmica, já que envolvem aprendizagem e comprometimento. “Essas ações servem para conscientizar os nossos acadêmicos da Unicentro para a importância de toda essa questão de economia de água e energia, por uma questão que é a gente que paga, é público. Tudo o que está aqui vem do nosso bolso, dos nossos impostos. Então, é importante essa conscientização”, salientou Janaína.