Departamento de Engenharia Florestal recebe acervo do pesquisador Roland Venconsky

O acervo bibliográfico da Unicentro na área de Engenharia Florestal, e em especial a de melhoramento genético vegetal, foi ampliado. Isso porque o Departamento de Engenharia Florestal recebeu a doação de livros da coleção particular do pesquisador Roland Vencovsky. As obras foram doadas pela família de Vencovsky, após seu falecimento, para o professor da Unicentro e ex-orientador de Roland, Evandro Tambarussi. “Logo após a morte do professor, sua família já se reuniu e decidiu que eu e a Universidade em que trabalho, no caso a Unicentro, receberia o acervo”, explica o professor Evandro.
Roland Vencovsky foi um pesquisador importante na ciência nacional, tendo sido o responsável por revolucionar a pesquisa na área de genética vegetal. Trabalho que lhe rendeu a Comenda da Ordem do Mérito Científico, no ano de 2002. Seu trabalho, segundo o professor Evandro, influenciou toda uma geração de pesquisadores da área, “não há melhorista [genético] brasileiro que não tenha passado, direta ou indiretamente, pelos trabalhos de Vencovsky. Ele introduziu praticamente tudo que se conhece de genética vegetal no Brasil”, comenta Tambarussi.

Acervo foi doado graças a amizade entre os professores Vencovsky e Tumbarassi (Foto: Raphael Gierez)

A motivação da escolha da família Vencovsky em repassar o acervo de Roland para Evandro se deu pela proximidade entre os dois pesquisadores. “Durante os últimos anos de vida do professor, tinhamos uma relação de amizade bem próxima. Até pela idade avançada ,eu o ajudava e, claro, com isso, desenvolvi um carinho com ele e sua família e mesmo ele nunca tendo dito em vida o que gostaria de fazer com seu acervo, a família achou que ele gostaria dessa doação”, complementa Evandro.
Os livros, incorporados ao acervo da Unicentro, auxiliarão os acadêmicos na construção do conhecimento durante a graduação e a pós-graduação. “São títulos inéditos na Unicentro. Livros importantes que, muitas vezes, os alunos tinham que buscar até em outras instituições. Agora, a gente tem disponível aqui. Então, vai ajudar muito na formação dos nossos acadêmicos”, arremata o professor.