Espaço Canta Aí visa promover a cultura musical no campus Irati

Para sair da rotina acadêmica, compartilhar momentos agradáveis e ouvir uma boa música, a comunidade do campus Irati da Unicentro, agora, conta com o Espaço Canta Aí. A iniciativa é da Divisão de Promoção Cultural (Diproc), em parceria com a Divisão de Multimeios e com o Departamento de Educação Física. Os encontros ocorrem toda quinta-feira, das 12h às 13h30, e também, das 18h às 19h30, alternadamente, no Auditório Denise Stoklos ou no Centro de Convivência.
A professora Alexandra Lourenço, que está a frente da Diproc, conta que a ideia é proporcionar um espaço democrático onde acadêmicos, funcionários e docentes que gostam de cantar ou tocar algum instrumento, ou mesmo, ouvir uma boa música, possam participar. “Toda a comunidade pode vir compartilhar deste espaço agradável, artístico e cultural, dentro desta proposta musical”, complementa.

O mestrando Filipe Arnaldo Cezarinho e o agente universitário Nelson são músicos permanentes do Canta Aí (Foto: Marina Lukavy)

A acadêmica de Fonoaudiologia, Jaqueline Novis canta desde os dez anos. Acostumada a se apresentar em festivais nativistas de música regional gaúcha, ela precisou se afastar dos palcos devido a rotina de estudos que a vida acadêmica exige. “Uma iniciativa muito joia aqui da Divisão de Cultura porque acredito que é necessário ter esses momentos de descontração e lazer através da arte. Muitas vezes, o nosso dia a dia é tão corrido e alguns minutinhos aqui cantando faz bem não somente para mim, como para todos que podem compartilhar desse momento”, defende.
Uma das principais propostas do Canta Aí é promover uma maior interação entre todos que fazem parte do dia a dia do campus: acadêmicos, professores e funcionários. Para o agente universitário, Nelson Luis Cordeiro, que toca e canta desde os 18 anos, o Canta Aí possibilita sair da rotina do trabalho e, através da música, fazer novos amigos. “Você passa a vivenciar um pouco mais o ambiente universitário e tem uma interação maior com os acadêmicos e professores. A música desperta esse entrosamento entre as pessoas”, acrescenta.
Acostumada a cantar em casa para acompanhar o irmão, a acadêmica de Psicologia Ana Clara Oliveira vê no Espaço Canta Aí a oportunidade de ir treinando para se apresentar em público. “Meu irmão sempre tocava violão e eu acabei cantando para acompanhar ele, mas depois que vim para Irati fiquei um pouco afastada da música. Acho o projeto bem legal porque abre uma porta para mim que não sou acostumada a cantar em público. É algo que vamos desenvolvendo e é importante ter uma oportunidade como essa”, afirma.

A professora Alexandra lembra que qualquer pessoa pode participar do Canta Aí. Para isso, sempre haverá um instrumento ou um músico para acompanhar. “É só chegar como numa roda de barzinho e vai conhecendo as pessoas. Se você não toca um instrumento, normalmente, vai ter um músico que pode te acompanhar, e para quem gosta de tocar vai ter o instrumento. Então, você vai ficar à vontade. A proposta é o pessoal democraticamente ir dividindo este espaço. E quem quiser vir também só para ouvir é muito bem-vindo, é um espaço muito agradável”, conclui Alexandra.