Unicentro recebe primeira estudante de doutorado por meio do programa PEC-PG

Elida voltou à Unicentro para cursar o doutorado, depois de concluir aqui o mestrado (Foto: Coorc)

O Programa de Estudantes Convênio de Pós-Graduação, o PEC-PG, é uma parceria entre a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), o Ministério das Relações Exteriores e o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unicentro, professor Marcos Ventura, explica que o objetivo do programa é possibilitar a vinda para o Brasil de estudantes de países em desenvolvimento, que possuem acordo cultural ou educacional com o governo federal. Esses alunos permanecem em instituições de ensino superior brasileiras durante a realização completa de cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado).
“É um programa de cooperação internacional para o financiamento de bolsas para que estudantes de alguns países, que tem o termo de cooperação internacional na linha de cultura, educação, ciências da tecnologia, para que eles possam, então, vir fazer a pós-graduação em instituições brasileiras – incluindo, aí, países da África e, principalmente, América Latina e Caribe. Esse programa é financiado pela Capes, no caso das bolsas de doutorado, e pelo CNPq, no caso das bolsas de mestrado”, completa Marcos.
A coordenadora do programa de pós-graduação em Agronomia da Unicentro, professora Cacilda Duarte Rios Faria, explica que, para concorrer as vagas, é preciso propor o projeto de pesquisa que será desenvolvido na universidade receptora. “O aluno que está concorrendo e é de outro país, ele precisa, ainda, se inscrever e seguir o edital de um programa de pós-graduação brasileiro e apresentar esse aceite”.
E foi por meio do PEC-PG que Elida Auxiliadora Peralta Paiva veio do Paraguai para desenvolver sua tese aqui no Brasil, no Doutorado em Agronomia da Unicentro. A estudante, que já fez mestrado na nossa instituição, viu no programa uma oportunidade de voltar à Universidade e dar prosseguimento a sua pesquisa. “Eu tinha um trabalho feito e ia continuar na mesma linha, foi por isso que eu voltei para cá. Eu poderia ter escolhido outra Universidade, mas foi por causa do trabalho que eu já tinha feito, do contato que eu já tenho aqui e da linha de pesquisa que eu estou trabalhando. Enfim, escolhi a Unicentro pela qualidade e pelo oportunidade de dar continuidade ao que eu já vinha pesquisando”, conta Elida.
Durante o doutorado, Elisa conta com a orientação do pró-reitor de Pesquisa e Pós- Graduação, que também é docente do Programa de Pós-Graduação em Agronomia. Para o professor Marcos, a presença da estudante na Instituição, agora no doutorado, vai oportunizar a troca de experiências profissionais e culturais com os demais estudantes.
“Esse processo em que a Elida está inserida, pelo PEC-PG, ele traz para a Universidade essa interação no doutorado, que é o caso da Elida. Então, para Unicentro, no processo de internacionalização, também é bastante importante porque abre novas perspectivas, inclusive para os novos alunos que são colegas dela e que também cursam doutorado para que haja essa troca de experiências”, avalia.
Ter a oportunidade de continuar no doutorado a mesma linha de pesquisa do mestrado, segundo Elida, vai contribuir para sua carreira profissional ao voltar ao Paraguai, já que levará novos conhecimentos ao seu país de origem. “Assim, continuando o trabalho o melhoramento do milho para forragem, eu vou poder seguir ajudando, de alguma maneira, a minha universidade”, conclui Elida.