Presença da Unicentro na comunidade é tônica de apresentação da Reitoria na Câmara

O reitor da Unicentro levou exemplos, números e dados para evidenciar a penetracão da Universidade na comunidade de Guarapuava (Foto: Márcio Nei dos Santos)

O serviço prestado pela Unicentro à comunidade foi um dos pontos de grande interesse da sessão ordinária da Câmara Municipal de Guarapuava realizada na última segunda-feira (29). Isso porque, o reitor da Universidade, professor Aldo Nelson Bona, esteve lá a partir de ter um pedido de resposta oficializado pelo Gabinete da Reitoria.
A solicitação se deu após um episódio adverso no último dia 08, quando o ex-prefeito de Guarapuava, Vitor Hugo Burko, usou a palavra numa das sessões do legislativo municipal. Na ocasião, o político falou sobre algumas questões pontuais envolvendo o início das atividades da Unicentro no Campus Cedeteg, e teceu duras críticas contra instituição, afirmando que a Unicentro não é presente na sociedade guarapuavana.

“Em um primeiro momento as palavras que ouvimos chocaram pela aspereza e pelas afirmações muito fortes de total ausência na comunidade, o que não condiz com a realidade. Mas logo percebemos como uma oportunidade de fazer a Unicentro mais conhecida, sem perder de forma alguma o respeito pelo ex-prefeito, sem deixar de reconhecer a importância que ele teve na criação do Cedeteg”, comentou, logo no início de seu pronunciamento, o reitor Aldo Nelson Bona.

Apresentação foi resposta a acusações infundadas de que Unicentro não se envolve com a comunidade de Guarapuava (Foto: Márcio Nei dos Santos)

Prevista para o fim da sessão, a participação da Unicentro foi adiantada já para a parte inicial da reunião, após a proposta do presidente da Câmara, vereador João Napoleão, ser acatada por unanimidade pelos vereadores presentes. Desde o começo de sua fala, o reitor fez questão de deixar claro que o tempo oferecido à ele seria utilizado apenas para falar sobre um dos três pilares do Ensino Superior: a Extensão, que tem como objetivo oferecer serviços à comunidade.
Bona, primeiramente, contextualizou os vereadores e a comunidade presente na sessão sobre como se deu a cessão da área do Cedeteg para a Unicentro, mostrando documentos que corroboraram sua fala. A partir de então, o reitor passou a falar da atuação da Universidade Estadual do Centro-Oeste junto à comunidade. A explanação passou por vários setores de atuação da Instituição, como os setores de saúde, ambiental, agrícola, social, e educacional.

Durante toda a sua fala, o reitor da Unicentro apresentou dados, números e exemplos que comprovaram a eficiência e a excelência do trabalho desenvolvido pela Universidade. A todo momento ele fez questão de afirmar que “a Unicentro gostaria de fazer ainda muito mais do que faz, e está sempre de portas abertas para quem puder ajudar a alcançar este objetivo”.

Vereadores, como o presidente da Câmara, João Napoleão, após a explanação, afirmaram surpresa com a quantidade de ações desenvolvidas por professores, funcionários e alunos da Unicentro (Foto: Márcio Nei da Silva)

Após a explanação, os vereadores presentes puderam fazer comentários e tirar dúvidas. Todos os que se manifestaram, fizeram questão de ressaltar a admiração pela quantidade de projetos e ações desempenhadas pela Universidade e demostrar apoio à Unicentro, parabenizando-a através do seu reitor.
Foram apresentados vários projetos de sucesso, como o Órtese e Prótese que, em 15 anos de atuação, já fez mais de 100 mil atendimentos. Outro projeto na área da saúde é o Ambulatório de Curativos e Feridas, que funciona desde 2009 e já fez mais de 11 mil curativos. Além disso, a Unicentro conta atualmente com seis médicos atendendo em hospitais da cidade através do Programa de Residência Médica da Instituição.
Outro setor em que a Universidade atua diretamente é na Atenção à Cidadania. Mesmo sem ter um curso de Direito, o Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude (Neddij), por exemplo, ofereceu serviços jurídicos a 2.845 crianças e adolescentes, somente no ano passado.

A atenção à Inovação e à Tecnologia também é uma área de grande interesse. Apenas o projeto de fabricação de álcool a partir de bebidas clandestinas e contrabandeadas apreendidas pela Receita Federal possibilitou, em 2016, a produção de 53 mil litros de álcool-gel e de álcool de limpeza, que são destinados à instituições públicas e hospitais, além de álcool combustível.

Projetos de extensão desenvolvidos pela Unicentro, em Guarapuava, receberam atenção particular (Foto: Márcio Nei da Silva)

“Nós pudemos aqui ter conhecimento de algo que nós, vereadores, não tínhamos. Tantas são as ações da nossa Unicentro, do Cedeteg, em todas as áreas. E ainda faltou tempo, porque certamente nós iríamos madrugada afora ouvindo o reitor”, comentou o presidente da Câmara, João Napoleão. “Certamente, este momento vai ficar registrado nos anais da Casa como um dia realmente ímpar. Um dia onde nós, os vereadores, pudemos conhecer toda essa ação por parte do corpo docente da nossa Unicentro”, complementou.
Bona comentou com alegria as manifestações de apoio que recebeu do Legislativo. “É um reconhecimento que nos entusiasma. Não é um trabalho que é do reitor Aldo, do vice-reitor Osmar. É o trabalho de toda a comunidade acadêmica. Essa manifestação dos vereadores reforça a nossa compreensão e o nosso entendimento de que podemos sempre contar com a parceria, com o apoio, nas brigas políticas em defesa da nossa Instituição”.
Ao fim de sua participação na sessão, Aldo Nelson Bona aproveitou o momento para citar outra questão importante que está sendo debatida e que diz respeito a toda comunidade: a implantação do curso de Medicina. Afinal, no próximo dia 22 de junho, uma Audiência Pública será realizada na Câmara Municipal de Guarapuava com a presença de representantes políticos de toda a região, para discutir o tema abertamente.