Secretário Estadual de Cultura visita a Unicentro

O secretário, na Unicentro, foi recebido no Gabinete da Reitoria (Foto: Márcio Nei dos Santos)

O reitor da Unicentro, professor Aldo Nelson Bona, recebeu, na última sexta-feira (26), o Secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, no gabinete da reitoria em Guarapuava. A visita foi marcada pela discussão de assuntos relacionados à ações de financiamento estaduais das quais a Universidade pode se beneficiar para a execução de projetos. Outro assunto discutido durante a visita foram as ações globais de cultura desenvolvidas pela Instituição.
Em um tom mais informal, a visita aproveitou a agenda oficial de João Luiz Fiani em Guarapuava, que esteve na cidade para a realização de visitas técnicas. De acordo com o reitor da Unicentro, a conversa teve como objetivo mostrar em que situações Secretaria de Cultura e Universidade podem trabalhar em conjunto, “fazendo com que os projetos do órgão possam contar com a contribuição da nossa Instituição na execução, mas, da mesma forma, que as ações empreendidas pela Secretaria, e fundamentalmente as de financiamento, também possam ter a Universidade inserida”, destacou.

Além da conversa, Fiani também conheceu o Auditório Francisco Contini e visitou a exposição Cultura e Arte Guarani (Foto: Márcio Nei dos Santos)

O secretário João Luiz Fiani ressaltou a importância de Cultura e Educação caminharem juntas. “A partir do momento em que a Cultura acompanha, trabalha junto com a Educação, a tendência é que quem ganha com isso sejam os cidadãos”. Fiani marcou ainda a relevância da realização do Festival de Teatro da Unicentro, o Feteco, em suas palavras, “um grande evento da agenda cultural da cidade”. “Guarapuava tem uma característica importante por causa do Feteco, que é um festival super importante na área de teatro, a gente gostaria de estar mais próximo para que esse festival não deixasse de acontecer”, declarou.
A pró-reitora de Extensão e Cultura e a diretora de Cultura da Unicentro, professoras Elaine Maria dos Santos e Iris Tomita, respectivamente, também participaram da reunião. Iris explica que a Universidade entende que o encontro tem importância na medida em que alinha as políticas institucionais de cultura da Instituição com as políticas institucionais do Estado. “Dessa maneira, aproveitamos as oportunidades de editais em busca de mais visibilidade às ações que já são desenvolvidas pela Diretoria de Cultura, assim como, buscamos oportunidades para novas ações culturais”, avaliou.
Durante sua passagem pelo Campus Santa Cruz, o Secretário João Luiz Fiani aproveitou para visitar a IV Mostra de Cultura e Arte Guarani no Centro de Exposições do Campus e, também, para conhecer as instalações do Auditório Francisco Contini.