Deputado Zeca Dirceu oficializa repasse de recursos de emenda impositiva à Unicentro

Na Unicentro, Zeca Dirceu oficializou o repasse de 8 milhões de reais para a Universidade (Foto: Márcio Nei dos Santos)

A Unicentro recebeu, na última semana, a visita do deputado federal Zeca Dirceu, que veio até Guarapuava para repassar à Universidade um documento referente a uma emenda impositiva proposta e aprovada pela bancada paranaense no Congresso Nacional. Através dessa emenda, todas as sete universidades estaduais do Paraná vão receber um recurso de 56 milhões de reais para investimento, que será dividido igualmente em oito milhões para cada instituição.
Além de formalizar o recebimento do recurso, a Unicentro preparou também uma apresentação durante a visita do deputado, para expor o planejamento do investimento que será feito com o valor recebido. Durante sua fala, o reitor da Unicentro, professor Aldo Nelson Bona, comentou a satisfação da Universidade e reconheceu o esforço do legislativo em prol de todo o ensino superior público estadual paranaense. “A emenda impositiva é resultado do diálogo iniciado, ainda em 2012, pela Apiesp (Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Públicas) junto à banca paranaense. Como presidente à época, posso afirmar que os deputados federais entenderam nossas necessidades e nos apoiaram até a efetivação dos recursos”, contou. Bona ressaltou que o recurso vai ajudar, entre outras coisas, na adequação do espaço físico universitário em acessibilidade e na prevenção de incêndio dentro dos três Campi da instituição.
Para o vice-reitor da Unicentro, Osmar Ambrósio de Souza, esse recurso deverá ajudar a Universidade a melhorar ainda mais seus níveis de excelência, já que serão feitos investimentos em materiais e laboratórios, por exemplo, melhorando as condições de ensino. “Quem mais vai se beneficiar é a comunidade acadêmica. É um recurso que vai suprir a necessidade, tanto da atividade pedagógica, como da administrativa. Então, falar da importância deste recurso é falar do bom desempenho da Universidade nos próximos anos”, comentou.

Zeca Dirceu representou a bancada paranaense que propôs a emenda impositiva conjunta (Foto: Márcio Nei dos Santos)

O Deputado Zeca Dirceu explicou que o repasse só deverá se concretizar no ano que vem, devido a todos os trâmites legais necessários, mas que o recurso está confirmado e vai ser cumprido pelo Governo Federal, através do Ministério da Educação. “Foi um trabalho conjunto de toda a bancada dos Deputados Federais e Senadores do Paraná, que eu tive a honra de participar, de defender essa ideia desde o início. A emenda já foi aprovada, está no orçamento deste ano de 2017, que por força de lei, o Governo é obrigado a executar. Já o pagamento é bem provável que ele fique para o ano que vem, como tem acontecido com outras emendas”, esclareceu.
Além dos oito milhões de reais recebidos pela Unicentro, as outras seis universidade estaduais – Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e Universidade Estadual do Paraná (Unespar) – também vão receber a mesma quantia.