Semana de Estudos discute a atuação do profissional de Serviço Social na conjuntura atual

Com o objetivo de proporcionar aos acadêmicos do curso de Serviço Social atividades extracurriculares e para profissionais já inseridos no mercado de trabalho a possibilidade de atualizar seus conhecimentos, trocar experiências e discutir novas práticas está sendo realizada, no campus Santa Cruz da Unicentro, a 13ª Semana de Estudos em Serviço Social. A coordenadora do curso, professora Solange Fiuza, explica que o evento tem um objetivo bastante pedagógico ao trazer temas da atualidade para a discussão. “São temas bem atuais dentro da conjuntura em que vivemos, entre elas, nós vamos estar trabalhando esse desmonte dos direitos políticos sociais, vamos estar trabalhando a ética no serviço social, como trabalhar com isso na atual conjuntura”, destaca.
O presidente do Centro Acadêmico de Serviço Social, Rafael Ramos acredita que a Semana de Estudos contribui para o reconhecimento dos acadêmicos da importância dos profissionais da área em virtude de seu papel na sociedade. “A semana de Serviço Social é importante para ampliar a nossa visão e para nos reconhecermos enquanto classe trabalhadora e futuros profissionais, devido a nossa importância para a sociedade”.

Evento, realizado no campus Santa Cruz é dirigido à acadêmicos e profissionais da área (Foto: Marina Alves)

Apesar de estar cursando o quarto ano, esta é a primeira vez que a acadêmica Márcia Barbosa participa da Semana de Estudos. Isso porque o Departamento de Serviço Social ficou dois anos sem realizar a atividade. Para Márcia, o evento é necessário, pois contribui com a construção contínua do conhecimento. “Percebemos que, na atualidade, a demanda pelo Serviço Social vem aumentando pela questão da desigualdade social, as reformas que vem acontecendo. São inúmeras as lutas que o Serviço Social enfrenta. Diante disso, creio que o evento só vem a contribuir para que nós possamos estar preparados para essa luta”.
Assistente social há dois anos, Etiene Corso também está participando da Semana de Estudos. Para ela profissional, o evento é importante, justamente, por tornar possível a reflexão sobre o agir profissional. “É sempre importante que o profissional esteja se reciclando e se atualizando. Os temas são bem relevantes e é bom para a gente dar uma parada para pensar”. Opinião compartilhada pela Nayara Bueno, representante do Núcleo Regional de Serviço Social (Nucress), órgão que tem como objetivo a defesa da profissão, e também, a articulação política da categoria. “Uma Semana de Estudos em Serviço Social é sempre importante para que a gente tenha momentos de reflexão sobre a profissão e sobre o atual contexto histórico. Num momento como esse – uma conjuntura de ataques aos direitos sociais, uma conjuntura de ataque a democracia -, é tão mais relevante ainda”, defendeu.