Departamento de Engenharia Florestal promove palestra com gerente-regional do Crea

O gerente-regional do Crea, Thyago Nalim, explica atribuições do Conselho (Foto: Raphael Gierez)

Na busca por aproximar os estudantes do curso de Engenharia Florestal da realidade da profissão, o Departamento de Engenharia Florestal realizou uma palestra com o gerente-regional do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), Thyago Nalim. Segundo o coordenador da atividade, professor Fernando Dlugosz, “o principal objetivo de realizar ações como essa é de, basicamente, tirar dúvidas dos alunos, pois essa área de atuação da fiscalização não está diretamente ligada com a formação, portanto, uma oportunidade dessas contribui muito para o futuro desses alunos”.
O Crea fiscaliza todas as obras de engenharia do estado, por isso, o professor Fernando vê como essencial esse aprendizado. “Obviamente, o dia a dia da Universidade é importante, o foco claro é na formação como engenheiro, mas dentro disso é muito importante saber as diretrizes técnicas e éticas que regem a profissão”, comenta.
O gerente do Conselho também vê com bons olhos atividades como essa, que demonstram aos acadêmicos todo o funcionamento e atribuições do Crea. “Esses acadêmicos, futuros engenheiros, obrigatoriamente terão contato com o órgão. Então, é muito importante que estejam atentos as suas atribuições e responsabilidades como engenheiro. Por isso, trago exemplos da área para demonstrar com clareza”, elucida Thyago.
Ele também explica a importância da proximidade entre o órgão fiscalizador e a comunidade acadêmica. “É importante que os alunos vejam no Crea um órgão parceiro, que colabora com seus projetos no futuro e não como algo que esteja no caminho, atrapalhando execuções, pois a atividade do Conselho é de suma importância, já que tem como missão proteger os profissionais, a sociedade e o meio ambiente”.