Mobilidade internacional: abertas vagas para intercâmbio na Universidade de Comahue

A mobilidade internacional é uma oportunidade única de qualificação pessoal por meio de experiências acadêmicas e culturais internacionais. Pensando nisso a Unicentro, através do Escritório de Relações Internacionais (ERI), oferece, anualmente, diversas oportunidades aos estudantes da Instituição, e uma delas, é o Programa de Mobilidade Internacional com a Universidade Nacional de Comahue (Uncoma), da Argentina, que está com inscrições abertas até o dia 19 de maio.
O programa tem duração de cinco meses, com início em agosto e término em dezembro. A estudante de Jornalismo Jessica Siqueira participou do intercâmbio na Uncoma em 2016. A aluna soube da oportunidade através do site da Unicentro e decidiu se inscrever porque viu na mobilidade uma chance de crescimento pessoal e acadêmico. “Foi uma experiência que eu recomendo para todo mundo. A mobilidade faz diferença não só pro Jornalismo, mas para qualquer outra carreira, para qualquer outra pessoa, qualquer outro aluno que tem vontade. Vai se graduar muito mais rico em conhecimento”, destaca Jessica.
O diretor do Escritório de Relações Internacionais da Unicentro, professor Cláudio Mello, explica que todo ano vários editais são publicados oportunizando a mobilidade discente. “A Unicentro tem convênios há muitos anos e nos últimos tempos a gente tem incrementado isso. Hoje temos mais de 50 convênios, com mais de 15 países e estamos procurando ampliar isso. Ampliar convênios, mas não só convênios, ampliar a cooperação científica. O que a Universidade busca são parcerias concretas, duradouras”, ressalta o professor.
Para tentar concorrer a uma das vagas ofertadas através do ERI é necessário que o aluno atenda a alguns pré-requisitos, como não estar cursando o primeiro, nem o último ano da graduação; ter conhecimento do idioma do país receptor; e um bom desempenho acadêmico. “A mobilidade internacional é direcionada para alunos de excelência. Então, é importante que o estudante tenha um desempenho acadêmico bom” destaca Cláudio.
O pagamento das despesas e a disponibilidade de bolsas varia conforme o programa. No caso da Mobilidade com a Uncoma, os custos com passagem, hospedagem e alimentação ficam a cargo do aluno. Mas, na contramão dos gastos, os ganhos proporcionados pela experiência são imensuráveis, como salienta o diretor do ERI. “O aluno que vai para o exterior ele expande as fronteiras do conhecimento, isso falando só do campo científico. Ele tem contato com outra civilização, com outra sociedade, com outra língua, aperfeiçoa seu conhecimento no idioma estrangeiro, ele também tem uma imersão cultural em outro país, então, ele vai conhecer modos de ver o mundo diferentes”.
A participação do estudante na mobilidade internacional não afeta o tempo de conclusão da graduação, afinal, o aluno vai para outro país, mas continua fazendo o mesmo curso. As inscrições para participar da mobilidade internacional na Argentina devem ser feitas até o dia 19 de maio, mediante o envio de alguns documentos e certificados para a Uncoma. Na página do Escritório de Relações Internacionais da Unicentro estão disponíveis as fichas para preenchimento, e também, o edital de convocação da mobilidade internacional.
Mais informações através dos telefones (42) 3621-1085 (Guarapuava) e (42) 3421-3161 (Irati), ou, através do e-mail eriunicentro@gmail.com.