Projeto da Unicentro seleciona atletas para equipe de ginástica rítmica

Flexibilidade e coordenação motora foram dois dos quesitos avaliados durante seletiva (Foto: Maíra Machado)

O projeto de extensão “Iniciação à Ginástica Rítmica na Unicentro” é desenvolvido, desde o ano passado, com o objetivo de incentivar a prática de ginástica rítmica e descobrir talentos nessa modalidade. O projeto é coordenado pela professora Verônica Volski, do Departamento de Educação Física, e conta também com a participação da professora Chauana Emanuela, da Academia de Dança Rômani. A seletiva das atletas que participarão do projeto neste ano foi feita no campus Cedeteg. “Foi avaliada a flexibilidade e a coordenação motora, que são alguns dos fundamentos que nós mais utilizamos na ginástica”, explicou a professora Chauana.
O projeto é voltado ao público feminino. Para participar, um dos critérios é que a candidata tenha entre sete e quatorze anos e estude, preferencialmente, em escolas públicas – estaduais ou municipais – da região. Além disso, de acordo com a professora Verônica, também é preciso que a futura atleta tenha disponibilidade para participar regularmente dos treinamentos. “Todo esporte envolve a disciplina. Então, tem que sempre ter essa força de vontade para vir aos treinamentos, chegar sempre no horário, e fazer os exercícios de forma correta conforme a professora está passando”, destacou.
Gabriela Pollyak compareceu seletiva para concorrer a uma das vagas. Ela tem 13 anos e tudo o que conhece sobre a ginástica rítmica foi visto na televisão. Apesar disso, o esporte sempre chamou a atenção da estudante e, por isso, ela viu no projeto uma oportunidade para conhecer um pouco mais sobre a prática esportiva. “Sempre, quando eu assistia, eu falava: ‘nossa, um dia eu vou fazer alguma coisa assim’. Eu sempre quis conhecer. Então, surgiu essa oportunidade”, contou.
Os treinamentos serão realizados uma vez por semana. Além das professoras, o projeto também conta com a participação de acadêmicas do curso de Educação Física que, sob a orientação das coordenadoras, ajudam no desenvolvimento das atividades. Uma delas é Daline Machula. Para a estudante, a participação nas atividades é de extrema importância para aprofundar o conteúdo visto nas aulas. “O projeto dá uma base muito boa sobre uma matéria que a gente passa pela graduação, mas não se aprofunda totalmente. Então, é no projeto que a gente confere sobre os regulamentos, o que pode, o que não pode, o que é certo e o que é errado”, ressaltou.

Projeto é voltado para meninas com idade entre sete e 14 anos (Foto: Maíra Machado)

Esse é o segundo de desenvolvimento do projeto. Com a experiência obtida com as atletas do ano passado, a expectativa é que, neste ano, a equipe possa alcançar um nível competitivo. “Nossa intenção é dar continuidade ao projeto e melhorá-lo no quesito formação de equipe. A nossa ideia é formar um grupo de atletas para que possamos montar algumas séries e divulgar a ginástica rítmica na região de Guarapuava, em eventos em geral, eventos da Unicentro, e que elas possam também participar de campeonatos. Se elas tiverem em um nível competitivo, podemos levá-las para fora, inclusive”, destacou a professora Verônica.
Se você se interessou pelo projeto e quer mais informações, pode entrar em contato com o Departamento de Educação Física da Unicentro. O número do telefone é o (42) 3629-8132.