Fazenda-Escola realiza visitas técnicas para profissionais da região

A nossa Universidade conta, desde o ano passado, com um novo espaço de trabalho, voltada para atividades de ensino, pesquisa e extensão. A Fazenda- Escola é o local onde professores e acadêmicos dos cursos de Ciências Agrárias e Ambientais podem desenvolver experimentos na área agrícola. Para que o trabalho realizado na Fazesc torne-se conhecido entre as comunidades acadêmicas e de Guarapuava, a equipe administrativa está realizando, frequentemente, visitas técnicas ao local.

O diretor da Fazenda-Escola, professor Marcelo, recebe agrônomos e técnicos durante visita (Foto: Fagner Busmayer)

“Nós estamos fazendo visitas técnicas com técnicos aqui da nossa região a uma área demonstrativa de ensaio de competição de cultivares de soja. O intuito é trocar experiências, fazer ver o desenvolvimento das atividades dentro da Fazenda Escola, demonstrar as áreas e, também, possibilitar que esses profissionais possam ter contato com os projetos que estão sendo desenvolvidos”, contou o diretor da Fazesc, professor Marcelo Cruz Mendes.
Uma dessas visitas contou com a participação da equipe da CB Agro, empresa de implementos agrícolas, que visitou a lavoura de soja da Fazesc. Essa aproximação com técnicos, como destacou o gerente da empresa, Cândido Bastos Filho, sinaliza possíveis parcerias que poderão trazer benefícios, principalmente, para os produtores da região. “O setor privado e a Universidade trabalhando juntos permitirá trazer, para os produtores da nossa região, as novas tecnologias, as novas variedades, visando o aumento da produtividade. Isso é o mais importante”.
Posicionamento que também foi defendido pelo professor Marcelo. “O nosso intuito é que a Fazenda Escola atenda as demandas institucionais e também as demandas regionais. Então, é fundamental que as informações que sejam geradas, que sejam criadas e desenvolvidas dentro da Fazesc cheguem também à comunidade e, principalmente, ao produtor”.

Fazesc abriga áreas experimentais ligadas à atividades de pesquisa, ensino e extensão (Foto: Fagner Busmayer)

Desde que a Unicentro assumiu a área, no segundo semestre de 2015, muita coisa já foi feita. Dos 30 hectares disponibilizados pelo Iapar (Instituto Ambiental do Paraná), 18 são destinados ao plantio. Espaço em que já foram implementados alguns projetos nas áreas de forragem, horticultura e fruticultura. Ao todo, são oito projetos em desenvolvimento e o objetivo, de acordo com o professor Marcelo, é que esse trabalho seja ampliado ainda neste ano. “A Fazenda está em fase de desenvolvimento da área voltada às culturas de verão e num próximo momento vai desenvolver a prática voltada aos cereais de inverno”.
As novas parcerias vão ajudar nos projetos já em andamento e também na efetivação de novos. “Eu acredito que a gente tem muito a crescer aqui, que essa parceria está dando um primeiro passo diante de muitos que a gente pode dar juntos. E isso, para nossa empresa e para as demais pessoas envolvidas, acaba sendo bastante produtivo”, destacou o engenheiro agrônomo Anderson Rodrigues, que também participou da visita técnica.