Curso de Turismo promove aula inaugural

Aula inaugural foi realizada em parceria com associação comercial e prefeitura (Foto: Raphael Gierez)

O Departamento de Turismo da Unicentro, em parceria com a Associação Comercial de Irati (Aciai) e com a Prefeitura do município, realizou a aula inaugural do curso na sede da entidade. A ação de promover a aula em um ambiente não universitário tem como objetivo aproximar o curso do mercado de trabalho privado e da administração pública, já que no mesmo prédio também funciona a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.
Para o professor Diogo Fernandes, chefe de Departamento de Turismo, a mudança da aula inaugural do campus para a Aciai foi algo positivo. “Idealizamos essa aula na sede da Associação pois é uma realidade mais próxima do que eles vão enfrentar, seja no setor privado ou no público, e no prédio temos esses dois elementos. Então, considero essa aula inaugural um importante passo para o curso de Turismo da Unicentro passar a se integrar ainda mais os outros setores da sociedade”.
As palestras foram realizadas pelas egressas do curso Edineia Segunda e Samanta Ferreira. Segundo o professor Diogo, o motivo de trazer essas profissionais foi mostrar a realidade do mercado para o aluno através de quem já passou pelos mesmos desafios acadêmicos dentro da Universidade. “A motivação de trazer duas formadas da própria Unicentro foi a de elucidar para os alunos que a formação em nossa Universidade é boa e, realmente, abre portas para o mercado de trabalho. Além disso, mostrar como é o dia a dia do turismólogo, o que sempre anima os alunos que ainda tem pouco contato com essa realidade”, explica Diogo.

Egressos do curso participantes da aula inaugural como convidados (Foto: Raphael Gierez)

Uma das palestrantes, Edneia Segunda, usou a oportunidade para relatar sua relação de carinho com a profissão e de como, para superar os desafios, é importante se dedicar durante os anos de Universidade. “Sempre tive o sonho de fazer Turismo e, mesmo sendo de Ponta Grossa, escolhi a Unicentro de Irati. Sempre me dediquei bastante e acho muito válido vir passar o que aprendi desde que saí da universidade para esse pessoal, para incentivar que eles continuem firme nos estudos”.
Para os acadêmicos que participaram da atividade, a aula com esse caráter mais próximo da realidade da profissão foi muito proveitosa. “Ingressei no curso faz pouco tempo. Então, é legal ver formados contando como é trabalhar como turismólogo, o dia a dia, as dificuldades, os prazeres, até para a gente se animar ainda mais para continuar firme no curso”, relata a estudante do primeiro ano, Evellyn Lisboa.
Na oportunidade também estiveram presentes o prefeito do município, Jorge Derbly e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ico Andreassa. Para ambos, é muito positiva a aproximação do curso com a realidade da região. “O campo de Turismo está em expansão e Irati tem muito potencial dentro disso. Então, é de grande importância para os universitários e para nós mesmos da administração pública esse fortalecimento do turismo local”, comenta o prefeito Derbly.