Disciplina do curso de Jornalismo adere à campanha mundial contra notícias falsas

Alunos da disciplina de Apuração Jornalística, que participaram das atividades de fact-checking

A disciplina de Apuração e Redação para Jornalismo Impresso, ministrada no 1º ano do curso de Jornalismo da Unicentro, aderiu à uma campanha mundial de combate às notícias falsas, a partir de uma proposta que envolve o Poynter Institute, dos Estados Unidos, um dos mais respeitados organismos mundiais da área. A ação do Poynter integra as ações que marcaram, no domingo (2), o International Fact-Checking Day.
Nesta semana, sob a coordenação do jornalista e professor Marcio Fernandes, os alunos da disciplina desenvolveram uma série de estudos, debates e atividades aplicadas ao Fact-Checking (checagem de dados), um dos pilares mais importantes do Jornalismo Contemporâneo. “Este é um assunto que deveria ser objeto de intensas discussões em todos os cursos de Jornalismo do Brasil, já que, como bem apontam diversos organismos, vivemos uma onda sem precedentes de circulação de informações falsas e de rumores”, pondera Marcio, destacando que muitos consumidores de conteúdos acabam acreditando que tais mentiras e boatos são produzidos por jornalistas.
“Estar bem informado depende da credibilidade da fonte informativa e de como você interpreta o contexto para formar sua opinião, com base em fatos, não em rumores ou fofocas”, analisa, após a aula, a estudante do 1. ano de Jornalismo, Camila Maciel. “Como futura jornalista aplica esses conhecimentos nos meus estudos, mas em todas as situações é preciso analisar aquilo que se compartilha”.
A iniciativa do Poynter conta com importantes parceiros reconhecidos internacionalmente, como o American Press Institute, o Chequeado (Argentina) e o Google News Lab. Até o começo dessa semana, apenas outras três instituições universitárias brasileiras haviam buscado credenciamento junto ao mapa global do Poynter sobre o tema – PUC-Rio, FIAM e ESPM, ambas de São Paulo.
Recentemente, veículos como TV Globo, El País Brasil, Agência Pública e Folha de S. Paulo publicaram documentos reafirmando sua crença na produção e difusão de informações baseadas em critérios de Jornalismo reconhecidos mundialmente.