Acadêmicos de Contabilidade esclarecem dúvidas sobre o Imposto de Renda

Todos os anos, grande parcela dos trabalhadores brasileiros precisa declarar quanto recebeu e quanto devolveu, na forma de impostos ao governo federal. É o Imposto de Renda que, na hora do preenchimento da declaração, sempre gera dúvidas. Pensando, então, em auxiliar as pessoas físicas, o Departamento de Ciências Contábeis da Unicentro, através de um projeto de extensão, estará realizando atendimentos gratuitos à comunidade. “O objetivo desse projeto é que os acadêmicos se inteirem do assunto. E a gente escolheu o imposto de renda porque existe uma abordagem da pessoa física, e isso se estende para a comunidade de uma maneira mais ampla. Então os acadêmicos vão, durante todo o sábado, realizar esse atendimento no Superpão Compre Mais, tirando dúvidas sobre todas as etapas do processo de declaração do Imposto de Renda”, explica a coordenadora do projeto, professora Luci Longo.
O atendimento será realizado gratuitamente pelos acadêmicos do último ano de Ciências Contábeis. Os estudantes estarão respondendo dúvidas recorrentes que surgem no momento da declaração. Para eles, o atendimento é uma oportunidade de colocar em prática a teoria aprendida em sala e, também, de estar próximo da atuação profissional. “A gente, como futuros profissionais da área, vai atender muito o público nessa questão do Imposto de Renda, nos escritórios, principalmente nessa época. Então, a gente já está se preparando para quando se formar, e são essas dúvidas que a gente vai encontrar no escritório”, explica Rute Caroline Peraradt, acadêmica de Ciências Contábeis.
Os esclarecimentos se darão em outros dois momento – nos dias seis e oito de abril, no hall de entrada do campus Santa Cruz da Unicentro e no Superpão Compremais, respectivamente. Apesar da importância do projeto, a professora Luci ressalta que os acadêmicos estarão respondendo questões básicas sobre a declaração, mas que a consulta a um profissional já formado não é dispensável. “A gente salienta alguns erros típicos que as pessoas cometem, como o prazo da data de entrega, a obrigatoriedade, o ganho de capital. Mas sempre lembramos que o preenchimento por um professonal da área de Contabilidade é o mais recomendado e seguro”.
Para o acadêmico Carlos Henrique Caldas é satisfatório poder oferecer essa ajuda a comunidade. “Poder ajudar as pessoas de uma certa forma na declaração do Imposto de Renda é muito gratificante e, geralmente, uma dúvida ou outra acaba surgindo. Então, as pessoas podem procurar e a gente vai ter o prazer de estar ajudando”, comenta o estudante.