Pelo segundo ano consecutivo, Turismo é quatro estrelas no Guia do Estudante
O curso de Turismo do campus Irati da Unicentro recebeu o conceito quatro estrelas ou “muito bom”, segundo o Guia do Estudante, da Editora Abril. O curso soma-se a outros nove da Unicentro que conseguiram a mesma nota, e a outros vinte que foram considerados três estrelas pela publicação que estará disponível em todo o Brasil a partir do próximo dia 14.

Acadêmicos de Turismo da Unicentro em atividade de ensino na Festa do feijão Preto de Prudentópolis (Foto: Coorc)
O chefe do Departamento de Turismo, professor Diogo Lüders Fernandes ressalta que o Guia é um reconhecimento nacional para o curso. “É fruto do nosso trabalho aqui na universidade, de uma dedicação que não é só dos professores, mas também dos alunos que se envolvem nas atividades que propomos. Temos vários projetos de extensão e de pesquisa, os professores se qualificando, buscando não só aqui no Brasil, como fora também um contato internacional. Há também, um investimento da própria universidade possibilitando a instalação de novos laboratórios e de espaços. E,assim, o curso vem crescendo ano a ano”.
Diogo lembra que o corpo docente do curso passou por um processo de qualificação nos últimos anos. Além disso, a maioria teve experiências internacionais. “Estando fora do país, trazemos uma realidade e assuntos que são estudados fora e que talvez ainda não tenham chegado aqui no Brasil. Assim, conseguimos ampliar a nossa visão, além da rede de contatos, e temos uma experiência do que as universidades de fora têm e que poderíamos ter aqui”, enfatiza.
Desde a sua fundação, o curso de Turismo busca integrar ensino, pesquisa e extensão. Ou seja, as pesquisas normalmente surgem junto com o projeto de extensão, assim como a extensão acaba desenvolvendo uma atividade de pesquisa, estimulando a produção científica tanto de professores, como de alunos.

Gincana envolvendo outros cursos de Turismo do Paraná também faz parte das ações do Departamento (Foto: Coorc)
Para a professora Paula Grechinski, os diferentes perfis dos docentes do curso criam mais possibilidades de trabalho dentro do curso e, também, desenvolvimento para os alunos. “O que eu acho interessante é que os professores, com seus diferentes perfis, acabam levando certa personalidade para alguns dos projetos que são desenvolvidos no Departamento. Desde projetos que vão abranger áreas naturais, ecoturismo, que envolvem a parte humana e social também dos alunos, a parte técnica. Acredito que a junção dessas diferentes qualidades dos docentes e das áreas de atuação no Turismo é que fazem com consigamos ser um curso estrelado”, destaca Paula.
No curso, o acadêmico tem contato com diferentes áreas de atuação, tanto no setor público como no privado. “Nós formamos profissionais para trabalhar em empresas turísticas, sejam elas agências de viagens, meios de hospedagem, prefeituras, dentre outros espaços. Ou seja, é formar um profissional capacitado para atuar dentro do segmento turístico”, explica a vice-chefe do Departamento, professora Vanessa de Oliveira Menezes.
A acadêmica do segundo ano de Turismo, Viviane Schoab conta que ao começar a frequentar as aulas se surpreendeu com a ampla gama de áreas que poderá atuar quando se formar. “É um curso que possibilita que possamos trabalhar em várias áreas – como na ambiental, hotelaria, recreação. Têm os projetos de extensão, a iniciação científica, e muitas outras atividades que a universidade oferece. Cada curso o aluno aproveita da forma que acha melhor, eu aproveito tudo o que posso”, afirma.