Departamento de Pedagogia lança livro em comemoração pelos quarenta anos do curso

O curso de Pedagogia da Unicentro completou, em 2015, quarenta anos. Por isso, nos últimos doze meses. diversas atividades comemorativas foram realizadas na universidade. Agora, em 2016, os festejos de aniversário se encerraram com o lançamento do livro “A trajetória dos 40 anos do curso de Pedagogia da Unicentro”. “Realizamos vários eventos no decorrer desses dois últimos anos. Nós, ainda, nos reunimos e decidimos concentrar todas essas questões que vivemos ao longo dessas quatro décadas em forma de livro”, explica o professor Ademir Nunes, chefe do Departamento de Pedagogia.

Coletânea reúne textos (Foto: Acioli Caldas)

Coletânea reúne textos de trinta autores (Foto: Acioli Caldas)

O livro é uma coletânea que conta com textos redigidos por trinta autores. Entre eles, professores aposentados ou com muito tempo de serviço e, também, os que estão começando, como o Ernando Brito, que faz parte do Departamento de Pedagogia há cinco anos, e contribuiu para um dos capítulos da obra. “Acredito que seja um marco na história do curso, porque foi um dos primeiros movimentos de registrar a memória do curso. E tem também a questão do trabalho em equipe dos professores, às vezes não temos oportunidades de trabalharmos juntos e esse foi um momento que pudemos nos organizar para fazermos isso”, conta.
De acordo com o Diretor do Campus Santa Cruz, professor Ademir Fanfa Ribas, para a universidade, mostrar o trabalho que é desenvolvido dentro da instituição é muito importante, e comemorar esse feito com o lançamento de um livro é motivo de orgulho. “A história faz parte da nossa vida e a memória tem que ser resguardada. Nada mais justo que a gente poder contar e ficar para as próximas gerações, a importância que esse curso tem para a universidade”.
A cerimônia de lançamento da obra foi transmitida pela internet, em tempo real e simultaneamente, para os campi avançados de Pitanga, Chopinzinho e Laranjeiras do Sul, onde há oferta do curso de Pedagogia. “A nossa comunidade precisa entender a importância da Pedagogia frente a tantas mudanças que nós vamos ter a nível de educação. Conhecer a Pedagogia, conhecer a história da nossa Pedagogia se faz necessário nesse momento”, reforça o professor Ademir Nunes.
Oito exemplares do livro foram doados para a biblioteca do campus Santa Cruz. Quem se interessar em comprar a obra, pode adquiri-la na secretaria do Departamento de Pedagogia. O valor é de R$ 35.