Definidos os finalistas do Festival Universitário da Canção 2016

Mais um dia de casa cheia. Assim foi o segundo dia de apresentações do Festival Universitário da Canção, o Fuca, que segue para a fase final nesta sexta-feira. Veterano de Fuca, participandp pela quinta vez, Gabriel de Oliveira Padilha interpretou “Codinome Beija-Flor” e destacou a qualidade das apresentações desse ano, “É um frio na barriga toda edição e essa, principalmente, porque o nível dos competidores está muito alto”.

Gabriel Padilha, participa pela quinta vez do Fuca e pela quinta vez é finalista da categoria Interpretação (Foto: Coorc)

A segunda fase da etapa classificatória trouxe ao palco mais 18 participantes que se dividiram entre interpretações e composições. Cada categoria tem quesitos próprios de avaliação. Na interpretação, por exemplo, são levados em conta a qualidade vocal, a performance e a percepção rítmica do candidato. “Como é uma interpretação a gente procura ver que leitura o candidato fez da gravação original e como ele trouxe para si uma nova interpretação”, explicou o professor Aurélio Bona, que faz parte do corpo de jurados.

Já na categoria composição o critério mais importante é a letra da música, seguido pela melodia e pelo arranjo musical. Edson Souza estava concorrendo nesta categoria com a canção “Não Desista. “Eu resolvi inscrever essa música pelo fato da mensagem que ela trás, eu acredito que às vezes muita gente precisa escutar isso, não desista, vá em frente”, afirma o candidato.

Pluralidade de estilos e temáticas, mais uma vez, é característica do Fuca (Foto: Coorc)

E conforme os candidatos iam se apresentando, mais gente chegava ao Auditório Francisco Contini, que permaneceu cheio até a divulgação dos finalistas. “O Fuca está muito animado! Os participantes estão em um nível bem mais elevado que nos outros anos e eu estou ansioso pela final amanhã”, comenta o acadêmico Lucas Carlos da Silva, que também acompanhou as apresentações da primeira noite do festival.

O Fuca também atraiu a atenção dos alunos que, entre uma aula e outra, aproveitavam para dar uma espiadinha nas apresentações. “São muitos talentos, o pessoal toca muito bem, as composições são bem articuladas”, afirma a acadêmica Fernanda Motter.

O Festival Universitário da Canção chega ao fim nesta sexta-feira, com o retorno ao palco dos dez melhores classificados em cada categoria. Em  Composição foram classificados os participantes André Prado, Bruno Almeida de Oliveira, Carlos Magno de Sousa Vidal, Emerson Francisco Gomes Laines, Guilherme Damigo, Hugo André Fernandes, Letícia Carvalho Silva, Márcio Nei dos Santos, Renan Martins e Roberto Kuster Filho.

29783014581_c96771a0cd_o

Finalistas voltam a se apresentar hoje, a partir das 19h (Foto: Coorc)

Na categoria Interpretação os finalistas foram Ana Maria Fermino, Claudia Kamilla Schneider, Danielle Baldissera Gonçalves, Dioni Eric Oliveira de Lima, Fabio Correa dos Santos, Gabriel de Oliveira Padilha, Hellen Priscilla Cruz Ferreira, Jefferson Porciuncula Pereira, Larissa Runcos e Wyllian Neves Miranda .

A grande final do Festival Universitário da Canção 2016 é nessa sexta (23), a partir das 19h, no Auditório Francisco Contini, com entrada franca.

O evento conta com patrocínio da Caminhos do Paraná, do Superpão e da Caixa Econômica Federal.