Festival Universitário da Canção começa nessa quarta-feira, 21 de setembro

Danny Jessé, diretor da Unicentro FM, coordena sorteio de definição da ordem das apresentações, na última sexta (16) (Foto: Coorc)

Um dos momentos culturais mais aguardados do ano pelas comunidades da Unicentro e de Guarapuava, o Festival Universitário da Canção (Fuca), que em 2016 chega a sua sexta edição, tem início amanhã, 21 de setembro. Mais uma vez, subirão ao palco os quarenta classificados nas categorias Composição e Interpretação. Serão vinte apresentações na quarta-feira e outras vinte na quinta, sempre com início às 19h e intercalando os candidatos de acordo com a categoria.
Esse ano, a ordem de apresentações foi definida, conforme mudança no Regulamento, a partir de um sorteio realizado, no campus Santa Cruz da Unicentro, na última sexta-feira (16). “Até o ano passado, era é ordem alfabética que definia a sequência das apresentações e os candidatos de Irati se apresentavam sempre no último dia”, explicou o diretor da rádio Unicentro FM, realizadora do Fuca, Danny Jessé.

Letícia Carvalho da Silva, ganhadora da categoria Interpretação 2016 volta a concorrer nesse ano (Foto: Coorc)

A lista definitiva das apresentações está disponível no site do Fuca e conta com candidatos que sobem ao palco do Auditório Francisco Contini pela primeira vez e outros já conhecidos do público do Festival. Quem volta a se apresentar, por exemplo, é Renan Martins, ganhador da Composição em 2015 que, nesse ano, concorre na mesma categoria e será o segundo a se apresentar nessa quarta. Também está entre os concorrentes de amanhã a primeira colocada na categoria Interpretação em 2015. Letícia Carvalho Silva, nessa edição, disputará em Composição.

Ao final das apresentações, na noite de quinta-feira, serão conhecidos os vinte finalistas – dez em cada categoria, que voltam a se apresentar na sexta-feira. Vale lembrar que para a final as notas são zeradas e os jurados conferem uma nova pontuação baseada apenas nessa última performance. Outro ponto que se repete em relação as últimas edições do Fuca é que os finalistas da categoria Interpretação não cantam na final a mesma música da fase de classificação.

Dos finalistas, os cinco primeiros lugares de cada categoria vão levar para casa troféus. Os três primeiros ganham prêmios em dinheiro de 2 mil, mil e 500 reais, respectivamente. Um prêmio extra, no valor de 500 reais, também será conferido aos preferidos da plateia em cada categoria.

Serviço
Fuca 2016 – 21, 22 e 23 de setembro de 2016, a partir das 19h, no Auditório Francisco Contini (campus Santa Cruz), com entrada franca.

O evento conta com patrocínio da Caminhos do Paraná, do Superpão e da Caixa Econômica Federal.