Pesquisadora da Universidade de Coimbra ministra palestra sobre letramento na Unicentro

29358647986_f4695ee72d_o

O letramento foi o tema da conferência ministrada por Rómina Laranjeira, da Universidade de Coimbra (Foto: Coorc)

O letramento, ou literacia, é a nossa capacidade de utilização social da linguagem escrita. Ou seja, é o modo como usamos a leitura e a escrita para adquirir conhecimentos, desenvolver potencialidades e participar ativamente da sociedade. Para falar sobre o assunto, a Unicentro recebeu a professora Rómina Laranjeira, que atua no Instituto Politécnico de Coimbra, em Portugal.
O tema da apresentação foi a construção da leitura e do leitor no modelo tridimensional de literacia. Assunto que é objeto de estudo da professora portuguesa, que também atua na Universidade de Aveiro como pesquisadora e faz parte de uma rede europeia de estudos sobre letramento. “O objetivo é falar de como a leitura e o leitor podem se construir hoje em dia e na sociedade numa perspectiva crítica. Eu vou abordar, também, a situação portuguesa em contraposição com a situação brasileira, dentro deste tema”, explicou Rómina Laranjeira.

Palestra reuniu alunos e professores dos cursos de Letras e Pedagogia (Foto: Cooc)

O evento reuniu alunos e professores dos Departamentos de Letras e Pedagogia. Christine Lima, docente do Deped, avaliou como positiva a experiência que os alunos podem retirar de oportunidades como essa. “O acadêmico precisa ter outros olhares e essa professora, com outra realidade, faz com que isso seja possível”.
Segundo o professor Cláudio Mello, do Departamento de Letras, a literacia faz parte da construção da democracia e da cidadania dos indivíduos. “O letramento é a nossa capacidade de utilização social da linguagem escrita. Uma vez que nós vivemos numa sociedade altamente letrada, fazer o uso social da linguagem é uma condição para o exercício da cidadania”, explicou.
De acordo com a professora Rómina, a discussão da questão do letramento é benéfica e gera troca de conhecimento para ambas as partes. “Eu percebo que aqui, a área da literacia ainda é pouco trabalhada. Então, nesse sentido, eu penso que será interessante haver uma interlocução com outros professores que trabalham fazendo essa ponte entre a educação, o letramento e o ensino de língua e literatura”.
Além de acompanhar a apresentação, os alunos também puderam interagir com a professora através de questionamentos sobre o assunto. “É importante para que professores e alunos possam debater com uma voz que não seja do nosso meio e isso expande os nossos horizontes, para que se vejam outros pontos de vista, o que estão pesquisando em outros países”, afirma o professor Cláudio.