Últimos dias de inscrição para a Moradia Estudantil feminina da Unicentro, em Guarapuava

As ações de assistência estudantil são desenvolvidas com o intuito de garantir que os acadêmicos tenham condições de se manter na universidade. Na Unicentro, por exemplo, o avanço mais recente na consolidação de ações de assistência aos acadêmicos é a moradia estudantil, que teve o edital de inscrição reaberto até esta sexta-feira (02).
De acordo com o professor Marcos Pelegrina, coordenador do Setor de Assistência Estudantil, a reabertura buscou contemplar, também, as alunas de cursos do campus Santa Cruz, devido a baixa procura pelas acadêmicas do Cedeteg. “Temos dez vagas e apenas três estudantes se inscreveram, inicialmente. Acabamos abrindo, então, para aquelas meninas que querem morar na casa e são do campus Santa Cruz. Os critérios para apresentar a candidatura são os mesmos, os socioeconômicos”, explicou.

Inscrições ficam abertas só até sexta-feira (02) (Foto: Fagner Busmayer)

As estudantes interessadas em participar do processo de seleção devem estar regularmente matriculadas em curso presencial de graduação ofertado no Cedeteg ou no Santa Cruz. Além disso, é necessário comprovar uma renda familiar menor que um salário mínimo e meio ou incompatível com as despesas relativas ao morar em outra cidade. A acadêmica Talia Aksenen, por exemplo, veio de Irati para cursar Agronomia na nossa universidade e está tentando uma vaga na moradia. Se for selecionada, vai conseguir aliviar os gastos da família. “Vai ajudar bastante porque, assim, meu pai não vai ter tanta despesa”.
A casa universitária fica a uma quadra do campus Cedeteg. A mobília, aos poucos, está sendo adquirida. Mas, para garantir o conforto das moradoras, o Setor de Assistência Estudantil também está buscando doações junto à comunidade. “Conseguimos, com o que tínhamos nos depósitos da universidade, recolher alguns materiais e reaproveitá-los. Também compramos outros móveis como camas, guarda-roupas, sofá, móveis de cozinha e fogão. O que nos falta, agora, são as coisas para casa. Então, aceitamos a doação de tapetes, cortinas, panelas”, reiterou Pelegrina.
Se você atende aos pré-requisitos e quer concorrer a uma das vagas da moradia estudantil fique atenta: as inscrições terminam no dia dois de setembro, sexta-feira. No total, são 10 vagas destinadas ao público feminino. O resultado da seleção será divulgado até 30 de setembro. “Quando as meninas estiverem todas selecionadas pela assistente social, vamos inaugurar a casa. Pretendemos que até o final de setembro, máximo início de outubro, que elas já estejam morando aqui”, disse o professor Marcos.