Programa de Moradia Estudantil encerra amanhã inscrições para projeto-piloto

cartaz_moradia_1_01_578403e6ad5aaA Unicentro dá mais um passo na efetivação de sua política de assistência estudantil com a implantação do programas de moradias universitárias. A primeira casa, que é um piloto da proposta que a universidade quer ampliar nos próximos meses, conta com dez vagas, todas voltadas para alunas da instituição matriculadas em cursos de graduação presenciais ofertados nos campi Cedeteg e Santa Cruz.
Depois de quase um mês de inscrições, o prazo para as interessadas entregarem a documentação exigida em edital está chegando ao fim. As estudantes interessadas em uma vaga na casa universitária devem se inscrever até amanhã, 12 de agosto, nos protocolos das unidades da Unicentro. Para concorrer, as estudantes devem comprovar renda familiar menor que um salário mínimo e meio, ou incompatível com as despesas para a permanência em Guarapuava.
Segundo o professor responsável pelo Setor de Assistência Estudantil, Marcos Pelegrina, o maior critério do processo de seleção é o sócio-econômico, procurando beneficiar, assim, aqueles alunos que mais precisam. “O processo de seleção vai ser acompanhado pela assistente social, que é a profissional técnica responsável por isso. Devido a nossa legislação, é ela quem vai acompanhar, fazer praticamente toda a seleção. E a comissão de apoio estudantil vai homologar as inscrições das estudantes, depois que ela fizer toda essa avaliação”.

Primeira Moradia Estudantil fica a uma quadra do campus Cedeteg (Foto: Fagner Busmayer)

As acadêmicas selecionadas irão pagar uma taxa mensal de 25 reais, que será utilizada para a manutenção da própria casa. O dinheiro vai ser arrecado pela FAU (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Unicentro), e as meninas vão decidir o que fazer com ele em assembleias.
Ao mesmo tempo em que esse projeto-piloto está sendo implementado, o Setor de Assistência Estudantil e a Reitoria, já trabalham para a efetivação de mais vagas. Até o fim do ano, o objetivo é que as casas nos campus Santa Cruz e Irati já estejam prontas, atendendo alunos do sexo feminino e masculino. Para o reitor, professor Aldo Nelson Bona, o projeto piloto é apenas um primeiro passo. “Já há ações de busca para ampliar o número de vagas do projeto de moradia estudantil. Estamos buscando outros espaços, estamos buscando outras alternativas. Nós queremos que isso dê certo, funcione bem”.
O resultado final será publicado no site da universidade em 22 de agosto.