Clínicas de Órtese e Prótese e de Fisioterapia recebem recursos da Secretaria Estadual de Saúde

Maria Regiane Trincaus, Caputo Neto e Aldo Bona em visita à Clínica de Órtese e Prótese (Foto: Marcio Nei)

A Unicentro recebeu o secretário estadual de Saúde, Michele Caputo Neto, na última sexta-feira, 13. A visita foi realizada para que fosse anunciado, formalmente, o repasse de uma verba estadual para o projeto de extensão da Clínica de Órtese e Prótese, localizada no campus Cedeteg, atendendo a um pedido apresentado pela Unicentro.

A demanda da universidade era de um reajuste de R$ 20 mil nos recursos enviados, mensalmente, para a aquisição de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, adquiridos pela Clínica e repassados para pacientes de toda a região. Durante a visita, Caputo Neto anunciou que o repasse mensal será ampliado em R$ 30 mil. “Esses 10 mil, para além da solicitação, permitirão que seja coberto o déficit que o projeto tem apresentado para a universidade. É um recurso que nos dá o alento de poder continuar atendendo a comunidade”, comemorou o reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona.

Com essa complementação orçamentária, a Clínica de Órtese e Prótese passará a receber, no total, R$ 100 mil por mês – um aumento de mais de 40%. Além dos recursos, o secretário Caputo Neto ainda sinalizou com a possibilidade de que o estado venha a repassar equipamentos para a clínica. “Isso vai permitir com que esse importante serviço, que é tocado pela Unicentro, amplie as suas atividades, inclusive para outras regiões. Esse investimento é também para que se possa recompor alguns custos e ampliar esse trabalho que é feito, um trabalho nobre, um trabalho bem executado pela Clínica e que é tão importante para na sociedade”, destacou o secretário.

A Clínica de Órtese e Prótese, atualmente, atende pacientes de 27 municípios do estado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com a coordenadora do projeto, professora Maria Regiane Trincaus, o objetivo do estado com esse repasse de recursos é tentar reduzir a fila de espera em outras regionais de Saúde, como Irati, Ponta Grossa, Pato Branco, Telêmaco Borba e Francisco Beltrão. “São regionais que já sinalizaram que existem filas de espera, uma demanda reprimida e que a gente teria condições de atender”, explicou.

Regiane defende que a qualidade do serviço prestado pela Clínica da Unicentro foi determinante para que a Secretaria Estadual de Saúde respondesse positivamente ao pedido feito pela Unicentro. “É um sinal de que o serviço está funcionando. Essa resposta positiva veio para confirmar que o que estamos fazendo, dentro do Órtese e Prótese, é um serviço de qualidade que tem atendido as necessidades da pessoa com deficiência”, afirmou.

Acompanhado da chefe do Departamento de Fisioterapia, Patricia Tyski Sukow, em visita às obras de ampliação da Clínica (Foto: Marcio Nei)

Além da Clínica de Órtese e Prótese, o secretário também visitou as obras de ampliação da Clínica de Fisioterapia, que devem ser finalizadas ainda este ano. A Reitoria da Unicentro aproveitou a vinda de Caputo Neto para solicitar um aditivo ao convênio firmado entre a Secretaria Estadual da Saúde e a Unicentro. A complementação, defendeu Aldo Bona, seria utilizada para a construção de uma piscina terapêutica na estrutura. O secretário compreendeu a necessidade e confirmou o repasse extra. “Isso nos deixa bastante otimistas em relação ao fato de que não só concluiremos bem a Clínica, como conseguiremos equipá-la e ampliá-la com a parte da piscina terapêutica. Com isso, poderemos dobrar a nossa capacidade de atendimento à população e melhorar, enormemente, a formação de nossos estudantes”, ressaltou o reitor.

Caputo Neto também aproveitou a vinda à Unicentro para solicitar à universidade apoio na capacitação dos profissionais da área de saúde. “Eu tenho certeza que a Unicentro pode e deve aprofundar uma parceria na área de capacitação em educação permanente”, provocou. Além disso, ele também pediu que a universidade, através do Departamento de Fisioterapia, desenvolvesse um kit de atendimento fisioterapêutico, que seja funcional para o serviço básico e possa ser disponibilizado a todos os municípios do estado.

“Em relação a capacitação dos profissionais da saúde, nós já temos, enquanto universidade, nos dedicado a isso e nossa vontade é que esse trabalho continue. Quanto ao kit, os professores do Departamento de Fisioterapia vão se debruçar sobre o assunto e, tenho certeza, vamos atender a esta demanda da Secretaria”, finalizou Aldo.