Mestrado em Letras promove aula inaugural

A conferencista Amanda Eloina Webwe (Foto: Yuri Weber)

A conferencista Amanda Eloina Scherer (Foto: Yuri Weber)

A linguagem está ligada a qualquer meio sistemático de comunicar ideias ou sentimentos através de gestos, palavras ou simplesmente sons. Essa é a definição de linguagem dada e defendida pela professora Amanda Eloina Scherer, da Universidade Federal de Santa Maria. A pesquisa ministrou a aula inaugural do mestrado em Letras da Unicentro. “A minha pesquisa se dá em dois caminhos que se encontram. Um, é a história das disciplinas, a história da ciência que, no nosso caso, é a história da linguística; e um segundo ponto é a história do sujeito com relação a língua, a língua que fala. Dentro da história da produção do conhecimento linguístico, você tem uma série de coisas. Você pode estudar a história da gramática ou a história dos dicionários, por exemplo”, explica.

A aula inaugural foi direcionada aos alunos do mestrado e aos acadêmicos do quarto ano do curso de letras. Segundo a coordenadora do mestrado Maria Clecí Venturini, a aula teve como objetivo recepcionar os novos alunos, e abrir as portas do curso para a busca de parcerias para um futuro doutorado aqui na instituição. “A aula teve como objetivo recepcionar os que entraram no mestrado esse ano, e em segundo, para a gente trazer o pessoal de fora para ouvir e conhecer, porque nós estamos buscando parcerias com outras universidades, com vista da gente ter um doutorado em letras no ano que vem”.

Um dos estudos apresentados pela pesquisadora trata do estudo de linguística dos anos 1950 no Brasil. “Essa pesquisa eu desenvolvo em equipe, com temáticas específicas. Eu tenho gente que estuda, por exemplo, a década de 1950, como era a disciplina da linguística nesse tempo no Brasil, o que ajuda a linguística a se consolidar a partir de um parecer que obriga todas a licenciaturas a ofertar a disciplina de linguística”.