Alunos de Filosofia participam de aula inaugural no campus Santa Cruz

Os alunos do Departamento de Filosofia (Defil) da Unicentro participaram, no último dia 18, da Aula Inaugural do curso. A mesa-redonda foi organizada pelos acadêmicos integrantes do Grupo PET-Filosofia (Programa de Educação Tutorial). Intitulada “O que a Filosofia tem a dizer sobre a intolerância”, a mesa trouxe a tona a discussão de como a sociedade tem se tornado intolerante em diversos aspectos, que vão do social, passando pelo religioso, até chegar ao político e econômico.

Douglas Agliardi é acadêmico do terceiro ano de filosofia, e membro do Pet desde o início da graduação. Ele foi um dos mediadores do debate, e conta que esta iniciativa foi fundamental para a troca de conhecimentos entre alunos, professores e a comunidade em geral. “É muito importante este tipo de interação entre nós e a comunidade docente, além da comunidade geral, e não só a acadêmica. Estar mediando a mesa foi uma forma de mostrar resistência e apoio contra todo o tipo de opressão, até porque a filosofia é a porta de entrada para mudanças”, diz.

O PET-Filosofia convidou os professores Marcelo Prates, Evandro Brito e Maicon Reus Engler, todos do Defil, para participarem do debate. Cada um abordou o tema da intolerância pelo viés de uma corrente filosófica distinta. Maicon, por exemplo, falou da intolerância como um problema cognitivo, de falta de compreensão entre os membros sociedade. “A filosofia política está muito presente no nosso dia a dia e ela deve ser usada como instrumento de reflexão, para debater além daquilo que é tratado apenas nos meios do comunicação. Através dela, os problemas de falta de compreensão na sociedade podem ser solucionados”, avalia.

As reuniões do PET-Filosofia são as segundas-feiras, no período da tarde, no campus Santa Cruz. Toda a comunidade acadêmica é convidada a participar das atividades promovidas pelo grupo.