Eventos marcaram Dia Mundial da Voz no campus Santa Cruz

Professor Boschiero abordou o uso da voz na televisão.

A voz é uma das principais formas de comunicação. Seja no canto, na conversa entre amigos ou no trabalho, ela é um elemento essencial no nosso dia a dia. No mês de abril é comemorado o Dia Mundial da Voz, e para celebrar a data a Diretoria de Cultura da Unicentro organizou, assim como em ano anteriores, uma noite de atividades. E, nesse ano, o aspecto comunicacional foi o ponto de partida das discussões.

“Esse tema foi trazido à Unicentro, pela primeira vez, pelo curso de Fonoaudiologia. Eles faziam essa comemoração para falar sobre a saúde da voz. A Diretoria de Cultura pegou o gancho para abrir essa discussão sobre vários enfoques. Esse ano, nós estamos com o enfoque para a TV, rádio e teatro”, explicou a diretora de Cultura da Unicentro, professora Erica Dias Gomes.

O evento contou com apresentações do Coral Unicanto e, também, com três palestras que falaram sobre a voz na TV, no rádio e no teatro. “Eu comentei com eles que é muito importante que você não perca as suas oportunidades de falar em público, porque mais cedo ou mais tarde, você vai precisar se apresentar em público, e aí aquele seu amigo que sempre foi no seu lugar, vai se dar melhor que você”, comentou o professor do Departamento de Comunicação (Decs), Gilson Boschiero que, em sua apresentação, abordou o uso da voz na televisão.

Professora Layse falou sobre o uso da voz no rádio.

O uso da voz no rádio foi abordado pela também professora do Decs Layse Nascimento. Na palestra ela abordou os cuidados com as cordas vocais e os diferentes modos de utilização profissional no rádio. “Eu falo um pouco dessa questão de quem trabalha no rádio – dos cuidados que tem que ter, dos tipos de vozes… Também falo um pouco das diferenças entre as atividades de um profissional do entretenimento e do profissional que trabalha com informação”.

A professora de técnica vocal Eliana Fialho explica que cuidados precisamos ter para que tenhamos uma voz e um aparelho fonador saudáveis e, também, quais são os sintomas que ajudam na identificação de possíveis problemas. “O primeiro sintoma é rouquidão constante. O cansaço, não só vocal, mas físico. Porque se a voz não está bem, depois de usá-la, você sofre um cansaço físico. Você tem que estar constantemente bebendo água , estar hidratando, cuidar muito da sua alimentação, além de fazer os exercícios para a colocação da voz”.

Quem participou das atividades do Dia Mundial da Voz levou para casa mais que conhecimento. “Nós trabalhamos com comunicação social, então, tudo está associado a comunicação e a voz é um elemento muito importante no nosso trabalho. Nós usamos tudo o que aprendemos nessas palestras e isso incrementa mais o nosso trabalho”, avaliou Maurício Pilati, acadêmico de Publicidade e Propaganda da Unicentro.

Confira aqui mais imagens do Dia Mundial da Voz no Campus Santa Cruz.