Departamento de Nutrição desenvolve projeto junto ao RU do campus Irati

Representantes do Departamento de Nutrição apresentaram o projeto para a Direção do Campus Irati.

Docentes e alunos do curso de Nutrição do campus Cedeteg da Unicentro iniciaram em abril as atividades do projeto de extensão “Qualidade em produção de refeições de um Restaurante Universitário em Irati-PR”. A proposta consiste no desenvolvimento de ações de melhorias e de adequação de práticas na manipulação dos alimentos que são servidos no Restaurante Universitário (RU) do campus Irati. Num primeiro momento, representantes do Departamento de Nutrição apresentaram o projeto para a Direção do Campus e puderam conhecer as instalações do restaurante.

Segundo uma das coordenadoras do projeto, professora Raquel Gatti, o principal objetivo é assegurar a qualidade em todas as etapas da produção das refeições, bem como, a promoção da saúde daqueles que utilizam os serviços do RU. “O reitor Aldo Nelson Bona nos apresentou uma solicitação para que fizéssemos esse acompanhamento junto ao Restaurante Universitário do campus Irati. Diante disso, elaboramos o projeto que será desenvolvido por docentes e discentes do último ano do curso de Nutrição”, complementa Raquel.

Os integrantes do projeto farão visitas mensais ao RU e trabalharão em questões como controle de qualidade, treinamento de manipuladores de alimento, apuração de custos, planejamento de cardápios, educação nutricional, entre outros. A professora explica que a partir dessa primeira visita e das subsequentes, será elaborado um diagnóstico com eventuais problemas. Assim, a equipe terá um cronograma de execução de acordo com as necessidades apontadas.

Estaremos trazendo novas ideias e propostas, adequando as práticas que estão inadequadas e verificando, em termos estruturais, o que pode ser melhorado com pequenas ações. Muitas vezes as práticas podem ser corrigidas apenas com um bom treinamento. Além disso, estaremos oferecendo para o funcionário uma oportunidade dele também estar se qualificando”, conclui Raquel.