Obras do Centro de Ciências Moleculares e Nanotecnologia estão em fase de finalização

Prédio de Ciências Moleculares e Nanotecnologia.

Garantir uma formação de qualidade aos alunos é um dos objetivos da Unicentro. Por isso, investir em estruturas adequadas ao desenvolvimento de práticas de ensino e pesquisa é fundamental. É com esse objetivo que, em breve, um novo espaço para a realização de estudos sobre ciências moleculares e nanotecnologia estará disponível da comunidade acadêmica. A ideia da construção de um Centro de Ciências Moleculares e Nanotecnologia partiu do programa de pós-graduação (PPG) em Química da Unicentro, em 2012, devido à necessidade de ampliar o espaço para alocar equipamentos e para a realização das pesquisas.

A obra já está em fase de finalização e conta com 12 laboratórios destinados a um conjunto de técnicas na área molecular e, também, com um laboratório computacional, onde serão feitos os cálculos teóricos. “Cada laboratório foi pensado de acordo com as nossas áreas de atuação, com os equipamentos que dispomos ou que ainda vamos solicitar”, explicou o professor Mauro Lopes, responsável pelo envio do projeto do prédio à Finep (Financiadora de Estudos e Projetos). A estrutura conta com 858 m² e foi orçada em mais de R$ 1,2 milhão.

Reitor Aldo Bona e os professores Fábio Hernandes e Adriana Knob, diretor e vice do Campus Cedeteg, respectivamente, visitaram o novo prédio, acompanhados dos docentes Mauro Lopes e Maria Lurdes Felsner.

De acordo com a coordenadora do PPG em Química, Maria Lurdes Felsner, a finalização do espaço representa um novo fôlego para as pesquisas e práticas na área de nanotecnologia. “São vários ensaios que hoje estão sendo realizados de forma ainda um pouco improvisada nos laboratórios que nós temos, que passarão a ser utilizadas de forma mais racional nessa estrutura multiusuária”, destacou.

O diferencial desse espaço é o caráter multiusuário e multidisciplinar. Ou seja, todos aqueles alunos, professores e pesquisadores que precisarem, poderão utilizar as instalações. Esse é o primeiro centro multiusuário da nossa universidade. “Esperamos que esse modelo, quando estiver em pleno funcionamento, acabe mostrando a todo o conjunto de pesquisadores da instituição que é viável, que é funcional, que é mais econômico institucionalmente falando e, também, muito mais prático para o atendimento de todos”, avaliou o reitor Aldo Nelson Bona.

A obra tem sido acompanhada de perto pela administração central da Unicentro. “Estamos acompanhando, no sentido de garantir que essas obras, desde o momento da sua concepção até a entrega, estejam adequadas para que todas as atividades sejam realizadas com êxito”, ressaltou a vice-diretora do campus Cedeteg, Adriana Knob.

A previsão é que o prédio esteja finalizado e pronto para uso já nos próximos meses. “A entrega desse novo prédio está culminando com os 10 anos da pós-graduação na Unicentro, que também coincide com os 10 anos do programa de pós-graduação em Química, que foi o primeiro da universidade. Então, veio como um presente de aniversário para todos nós”, destacou o professor Mauro Lopes.