Descentralização de recursos beneficia departamentos pedagógicos

O v-ce-diretor do campus de Irati, Erivelton Fontana de Laat, ao lado do vice-reitor, Osmar Ambrósio, que está coordenando o projeto.

O diretor do campus de Irati, Afonso Figueiredo Filho, ao lado do vice-reitor, Osmar Ambrósio, que está coordenando o projeto.

Chefes de setores e de departamentos pedagógicos do campus Irati da Unicentro participaram de uma reunião com o vice-reitor, Osmar Ambrósio de Souza, para tratar sobre o programa de descentralização de recursos. Durante o encontro, os departamentos também receberam uma listagem dos materiais que já foram adquiridos e estão disponíveis para entrega.

O vice-reitor explica que o programa auxilia os departamentos na medida em que, após a disponibilização do recurso por parte da reitoria, são os próprios professores que vão decidir como esse repasse será utilizado na compra de materiais. Este é um programa permanente que atende as necessidades básicas dos departamentos.

“Nós distribuímos um recurso livre ao departamento e é ele que faz o pedido de acordo com a sua necessidade. Depois, nós juntamos todos os pedidos da universidade, promovemos a compra e entregamos aos departamentos atendendo cada um nas suas particularidades. Chamo de projeto de descentralização porque ele tem a característica de descentralizar o recurso, dando uma certa autonomia para que o departamento faça a opção de gasto e assim não seja um recurso que a universidade, através da reitoria, determine a compra. É uma democratização dos recursos disponíveis”, salienta o vice-reitor.

O diretor do campus Irati, Afonso Figueiredo Filho, e o vice-diretor, Erivelton Fontana de Laat, também participaram da reunião. Segundo Afonso, a descentralização é um projeto antigo que a comunidade acadêmica sempre solicitou. “Essa reunião em que o vice-reitor veio nos falar sobre as dificuldades nas compras e o recurso que caberá a cada departamento é algo muito interessante no relacionamento entre a reitoria e os departamentos e setores. Isso porque quem solicita as necessidades do departamento é o professor e o mínimo que o gestor deve fazer é dar o retorno”, complementa.

Como os materiais disponíveis para o campus Irati estão em Guarapuava, o diretor afirma que a primeira ação será providenciar o necessário para que os materiais cheguem até o campus. Em seguida, uma equipe ficará responsável por fazer a triagem e encaminhamento para os departamentos.

Para a chefe do Departamento de Geografia, Andreza Rocha de Freitas, o projeto da reitoria auxilia os departamentos, principalmente, na escolha dos equipamentos que eles mais precisam. “Isso faz também com que a Reitoria tenha um contato direto com os departamentos vendo as nossas necessidades. Deve-se considerar claro, que cada departamento tem suas peculiaridades e demandas, e o programa acaba sendo muito importante”, acrescenta.