Pesquisadores da Kielce University of Technology buscam parcerias na Unicentro

Os professores Krzysztof Grysa e Cláudio Mello.

Nos dias de hoje, a internacionalização é um dos processos mais importantes dentro das universidades. Na Unicentro, diversas ações e parcerias com universidades do mundo todo estão sendo firmadas. Na tarde desta quinta-feira (3), o campus Cedeteg recebeu a visita de dois representantes da Universidade Tecnológica Kielce, instituição da Polônia. “O motivo dessa visita é dar prosseguimento as tratativas que a Unicentro iniciou com a universidade de Kielce, em 2015. Foi feito um acordo formal de cooperação ampla científica e esta visita é a primeira visita técnica em que professores e pesquisadores da universidade de Kielce vêm para a Unicentro, para tentar estabelecer uma parceria concreta e objetiva”, explica o diretor do Escritório de Relações Interacionais (ERI), Claudio José de Almeida Mello.

De acordo com o diretor, além oficializar a parceria, propor e buscar novas colaborações entre as duas instituições, os pesquisadores vieram buscar áreas de interesse. Algumas dessas áreas já foram preestabelecidas e o primeiro contato com pesquisadores da Unicentro já foi feito.

Para o professor, Krzysztof Grysa, vice-reitor de Inovação da Universidade Tecnológica de Kielce, essa troca de experiências entre duas universidades de continentes diferentes, proporciona o contato com problemas e soluções distintas. O que pode fazer com que soluções que são usadas por eles na Polônia, possam servir também para o Brasil. “As ideias e as soluções podem ser complementares e se ajudar; como foi o caso de uma palestra que assisti, da engenharia florestal, sobre o aquecimento da madeira. Eu não conhecia nada sobre isso, mas temos outras soluções ou métodos que poderiam complementar essa situação específica”, explica Krzysztof.

As áreas de maior interesse para estabelecer parcerias em pesquisas foram as de economia inovadora, relação com a indústria e modelagem computacional. De acordo com Claudio Mello, aproveitar oportunidades de grande interação social como essa é o que faz a Unicentro se destacar. “É fundamental que a nossa universidade aproveite as oportunidades que existem para a cooperação internacional. Nós estamos em um mundo globalizado e muito competitivo em termos de tecnologia de inovação. Então, as cooperações internacionais saltam muito tempo de pesquisa que nós poderíamos ter aqui, e que essa aproximação permite que a gente possa tanto se beneficiar com o conhecimento que é produzido lá, quanto contribuir com aquilo que é produzido aqui. Isso é fundamental porque a ciência não tem fronteiras”, finaliza.