Palestra reforça campanha de prevenção contra o mosquito Aedes Aegypti

A luta contra o mosquito da dengue continua e a Unicentro está engajada no combate ao inseto, que também pode transmitir doenças como febre amarela, chikungunya e o zika vírus. Uma das primeiras ações foi a realização de uma palestra de conscientização, promovida pelo Departamento de Enfermagem da universidade, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a 5ª Regional de Saúde.

O representante da 5ª Regional de Saúde, Rilson Mota,

O representante da 5ª Regional de Saúde, Rilson Mota, falou sobre as estatísticas da incidência do mosquito na região.

Nesse cenário de aumento das estatísticas de incidência das doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti, a palavra de ordem é prevenção. “Hoje as pesquisas dizem que 98% das pessoas sabem como evitar a dengue. Por outro lado, uma outra pesquisa diz que 95% dos focos encontrados é em residências. Ou seja, todos sabem que a dengue é perigosa e pode ser evitada, mas a população ainda não tem uma consciência ambiental adequada”, afirmou o representante da 5ª Regional de Saúde de Guarapuava, Rilson Mota.

De acordo com as informações da 5ª regional, há dispersão do mosquito, vetor das doenças, em 20 municípios da região. Sete desses municípios são considerados infestados. Em Guarapuava, há registro de alguns casos importados de dengue. Em Laranjeiras do Sul, um caso de zika vírus já foi confirmado. “Para acabar com a dengue é preciso que haja um envolvimento de toda a sociedade. É nosso dever replicar informação e ações”, disse Rilson.

Professores e acadêmicos da disciplina de Saúde Coletiva, do curso de enfermagem, estão se mobilizando para desenvolver outras ações de prevenção e conscientização no campus Cedeteg. Além da palestra, a equipe deve, nos próximos dias, realizar uma capacitação com os funcionários de limpeza e manutenção do campus, para orientá-los quanto as práticas de prevenção e identificação de focos do mosquito. Também devem ocorrer ações de educação em saúde via internet, por meio de uma página no Facebook. “Vamos utilizar momentos como a Feira Agroecológica e o Terçarau, para disseminar mais informações sobre prevenção entre a comunidade universitária”, complementou o acadêmico Emanuel Nascimento.

O diretor do campus Cedeteg, Fábio Hernandes, destacou o comprometimento de toda universidade na campanha.

O diretor do Cedeteg, Fábio Hernandes, destacou o comprometimento de toda universidade na campanha.

Além disso, nessa quarta-feira (24), a Coordenadoria de Comunicação Social e a Reitoria lançaram uma ampla campanha que reforça os cuidados que devem ser tomados para prevenir a proliferação do mosquito.

“Teremos uma série de materiais, com alertas e cuidados que devemos ter. Reforçamos os spots na rádio Unicentro FM, teremos um material em vídeo que será veiculado no site, no canal do Youtube e nos canais da TV a cabo. Além da mobilização para o Dia D na universidade. Isso é a demonstração do papel relevante que uma universidade tem, em especial uma universidade pública”, disse o chefe de gabinete da reitoria, Marcio Fernandes, durante a abertura da palestra.

O diretor do campus Cedeteg, professor Fábio Hernandes, também destacou que todos os departamentos da unidade universitária devem se mobilizar para as ações do Dia D, na próxima terça-feira (1). “Vamos caminhar por todo o local, vistoriar e constatar que não temos criadouro do mosquito. Estamos engajados nessa campanha. É a prioridade das prioridades nesse momento”, finalizou Fábio.