Lançado Prêmio Franz Jaster de Comunicação 2015

Vencedores do Prêmio Franz Jaster de Comunicação, edição 2014, após a solenidade de premiação.

Ocorreu na noite de ontem (21), no Foyer do Centro Cultural Mathias Leh, na Colônia Vitória, em Entre Rios, o lançamento do Prêmio Franz Jaster de Comunicação 2015, realizado em parceria entre a Cooperativa Agrária Agroindustrial e pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Neste ano, o valor destinado pela Cooperativa Agrária Agroindustrial para o Prêmio é de R$ 14 mil, que será dividido entre as melhores peças jornalísticas de cada uma das quatro categorias da premiação. Os primeiros colocados em cada categoria receberão 2 mil reais, os segundos mil reais e os terceiros 500 reais.

De acordo com o presidente da Agrária, Jorge Karl, o Prêmio é um reconhecimento ao bom jornalismo e uma forma de prestigiar ainda mais o WinterShow (evento que aborda a tecnologia de toda a cadeia produtiva dos cereais de inverno – da pesquisa à agroindustrialização). “Isso é muito bom, porque divulga o WinterShow e também divulga os bons trabalhos. E todo bom trabalho tem que ser reconhecido e tem que ser premiado”, afirmou.

Para Ariane Carla Pereira, docente de Jornalismo da Unicentro e coordenadora do evento, é uma honra para a Unicentro organizar o Prêmio. “Também é parte do papel da universidade compartilhar o conhecimento. Conhecimento que está dentro da universidade e fora dela também, que no caso são as pesquisas produzidas pela Fapa (Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária).  Ao participar e promover o Prêmio Franz Jaster a gente está fazendo isso, divulgando esse conhecimento da área agropecuária e também divulgando Guarapuava e a região”, explicou Ariane, declarando, em seguida, que a “Unicentro se orgulha de participar de um prêmio como Franz Jaster, porque ele é a síntese do que nós, enquanto universidade, como instituição que tem um curso de Jornalismo, acreditamos que deve ser o jornalismo. Um jornalismo feito com qualidade, que busca fonte de informação primária e é nisso que o Franz Jaster se concretiza, na prática, como uma valorização do jornalismo de qualidade”.

INSCRIÇÕES – A exemplo das duas primeiras edições, os trabalhos podem ser inscritos em quatro categorias: rádio, televisão, impresso/web e fotografia. Os materiais, para concorrer, precisam ser veiculados entre os dias 1º e 31 de outubro e devem versar sobre aspectos relativos ao WinterShow 2015 e às pesquisas desenvolvidas pela Cooperativa Agrária, através da Fapa.

O regulamento completo do Prêmio está disponível em unicentro.br/premiofranzjaster. No mesmo site encontra-se, também, a ficha de inscrição. Os interessados têm até 3 de novembro para encaminhar a ficha acompanhada do trabalho. Os vencedores serão conhecidos em uma cerimônia no dia 17 de novembro.