Unicentro recebe visita de professor da Universidade Nova de Lisboa

O docente ministrou uma palestra sobre o cadastro multifinalitário.

Há algumas semanas, esteve na Unicentro o presidente da Associação Portuguesa de Geógrafos e professor da Universidade Nova de Lisboa, Rui Pedro Julião. Em sua primeira visita à Guarapuava e à Unicentro, o professor aproveitou para uma reunião de seu grupo de pesquisa sobre o cadastro multifinalitário, realizado em parceria com o professor do Departamento de Geografia da Unicentro, Marcos Aurélio Pelegrina, e também para palestrar aos acadêmicos do curso de geografia, sobre o funcionamento do cadastro em Portugal. “O objetivo principal da minha palestra é mostrar um pouco do espaço em Portugal enquadrando isso no aspecto da importância territorial, na importância da gestão de território e também falar sobre o papel do geógrafo nesse contexto”.

Sobre sua pesquisa, desenvolvida em parceria com o professor Pelegrina, Rui destaca a importância desse tipo colaboração para o compartilhamento de experiências e conhecimento. “O projeto que tenho em desenvolvimento com o professor Pelegrina tem sido extremamente proveitoso para mim, no sentido que temos a oportunidade de cruzar os conhecimentos que temos das nossas diferentes realidades e, a partir daí, tentar elaborar modelos que sirvam para ambos os países, Portugal e Brasil”.

Segundo o professor, embora sejam dois países distantes, no território, as realidades se aproximam muito e há diversos pontos em comum para serem explorados.”Há muitos pontos em comum para explorar os desdobramentos desses domínios, da informação cadastral, das infraestruturas espaciais e a forma como os municípios podem tomar partido desse tipo de tecnologia para sua melhor gestão”.

O professor ainda destacou a vontade de firmar novas parcerias com a Unicentro e a experiência de ter conhecido a instituição. “Haverá oportunidades para mais parcerias, para mais projetos e outras iniciativas.Tive a oportunidade de vir um pouco e foi muito agradável”.