Unicentro sedia fórum de inclusão e acessibilidade

Com o intuito de que o portador de necessidades especiais esteja cada vez mais incluído no ensino superior é que as Instituições de Ensino Superior (IES) do Paraná, realizaram o Fórum de Inclusão e Acessibilidade, aqui na Unicentro, na última quinta-feira (6). Durante o encontro foi constituída, também, a nova comissão coordenadora do fórum.

Angela Souza Lima, agora ex-presidente da comissão, analisou o que foi discutido. “Conseguimos fazer a aprovação de um documento muito importante que é a ata de recriação desse fórum, que aconteceu no dia 19 de setembro de 2014, na UEL (Universidade Estadual de Londrina), e fizemos a elaboração, na verdade a atualização do documento que começou a ser construído coletivamente online e hoje fizemos a renovação do regimento deste fórum, o processo de eleição da nova comissão coordenadora. Avançamos no sentido de já organizar tanto a comissão, como data e local do próximo seminário de educação especial do ensino superior do Paraná”.

O próximo evento, na agenda do fórum, é um seminário de educação especial do ensino superior do paraná, marcado para novembro, na Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), em Curitiba. No encontro, será aprofundada a discussão sobre a inclusão e o ensino de educação superior para o portador de deficiências. A nova presidente da comissão, Lúcia Tureck, explica a importância da retomada do fórum. “Essa retomada do fórum é um marco extremamente significativo nas universidades e para todos aqueles profissionais que atuam nos núcleos de acessibilidade, órgãos de apoio a pessoas com necessidades especiais. Então, a programação discutida desde o final do ano passado, levava em conta a necessidade de nós fazermos essa discussão com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior”, argumentou. Lúcia afirma, ainda, que a demanda agora é continuar com a articulação das universidades, preparar o encontro com a secretaria de estado e continuar o atendimento ao aluno que chega a universidade.

O fórum é uma retomada das discussões de 2013 e teve como ponto principal de discussão o perfil do interprete de libras dentro da sala de aula. A Unicentro é a universidade que mais avançou na contratação de interprete, além de ser a instituição que tem o maior número de alunos com deficiência, entre eles, surdos. A assessora especial do Programa de Inclusão e Acessibilidade da Unicentro, Elenir Guerra, explicou o que será feito agora na universidade. “O maior debate se deu em torno do perfil psicográfico, profissional do interprete de libras dentro da sala de aula e é uma discussão que a gente vai levar em frente organizando grupos de debate na Unicentro. Como somos o grupo que mais tem interprete e maior número de surdos, ficou na nossa responsabilidade a discussão de como será esse perfil profissional do interprete enquanto pedagógico em sala de aula, para levarmos a uma segunda discussão que será em Curitiba”.