Inscrições para a 1ª Prova de Aventura Universitária seguem abertas

Os preparativos para a 1ª Prova de Aventura Universitária já começaram. A ação faz parte da programação de aniversário da Unicentro e está marcada para o dia 20 de setembro. A organização da prova ficou sob a responsabilidade do Departamento de Educação Física da Unicentro, que conta com o apoio de colaboradores como o Clube de Orientação de Guarapuava. De acordo com um dos organizadores do evento, Marcus Tartaruga, o objetivo da atividade é integrar pessoas que são adeptas aos esportes da natureza. “São pessoas de diferentes condicionamentos, que podem participar e se integrar dentro dessa modalidade, incentivando a prática da atividade física e, de certa forma, a questão da competição esportiva”, destaca.

A corrida foi dividida em duas categorias. A categoria Aventura é destinada aos iniciantes e a categoria Expedição à quem já pratica atividades físicas. Para a primeira categoria está prevista uma distância de aproximadamente 28 quilômetros. Já a categoria Expedição terá um percurso de aproximadamente 50 quilômetros. Essas distâncias estão subdivididas em trechos. O primeiro trecho deverá ser percorrido de bicicleta. O segundo será uma corrida e o terceiro será de orientação. O quarto trecho será novamente de corrida e, por fim, o quinto trecho com bicicleta até retornar o ponto de largada, no campus Santa Cruz. Todo o percurso será no Vale do Jordão. Como é uma competição de aventura, o percurso completo só será revelado no dia.

As inscrições estão abertas e seguem até o dia 13 de setembro. Para se inscrever, o candidato deve acessar a página Unicentro Aventura, no Facebook. Lá, um link direcionará para o formulário eletrônico, que deve ser preenchido, impresso, assinado e levado até a sede da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Unicentro (FAU) acompanhado do valor referente à inscrição. Até o dia 30 de agosto, o valor da inscrição para a categoria Aventura é de R$ 50 e para a categoria Expedição, R$ 55. Depois dessa data, os valores passam a ser R$55 e R$ 60, respectivamente.

Ainda de acordo com Marcus, o evento tem um limite de 200 competidores. “Dentro de cada uma dessas categorias, Aventura e Expedição, temos a subcategoria solo, ou seja, individual masculino e feminino, a subcategoria duplas, que é a dupla masculina e feminina, e a dupla mista. Temos também a subcategoria 3, que é o trio misto”, explica. Os três primeiros colocados em cada categoria receberão um troféu. Todos os inscritos receberão medalha de participação.

Este será o primeiro evento esportivo realizado pela Unicentro em 2015. A expectativa dos organizadores é reunir de 150 a 200 participantes. “Sabemos que pedalar e correr é um hobby de muitas pessoas aqui na cidade. Essa prova também está sendo bastante divulgada em outras cidades, como Londrina e Irati, então devemos receber participantes de lá também”.