Projeto de extensão do campus Irati conquista Selo ODM

A Unicentro recebe no dia 20 de agosto o Selo ODM, através do projeto de extensão “Círculo de Diálogo da Juventude – pela cultura da paz”, desenvolvido no campus Irati. A certificação está na sua quinta edição e é uma iniciativa do Movimento Nós Podemos Paraná, destinada a empresas e instituições públicas e do terceiro setor que realizam projetos que contribuem para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e, assim, com o desenvolvimento local.

“Esse selo representa um reconhecimento dentro da proposta dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Ele também vem contribuir muito porque além da valorização desse trabalho em conjunto com a sociedade, vem divulgar para todo o Paraná, Brasil e, também no exterior, o nome da nossa universidade e o trabalho que ela vem desenvolvendo em prol da sociedade”, destaca um dos coordenadores do projeto, Nelson Susko.

O Movimento Nós Podemos Paraná é um programa institucional do Serviço Social da Indústria (Sesi), que atua para mobilizar a sociedade em torno de projetos que contribuam para o alcance dos ODM, que são metas propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para eliminar a fome e a extrema pobreza. Susko conta que Irati é uma das cidades paranaenses que mais tem apresentado projetos dentro dos oito objetivos.

O projeto de extensão universitária “Círculo de Diálogo da juventude – Pela cultura da paz” é desenvolvido desde 2011 e esta é a segunda vez que recebe o Selo ODM, a primeira foi no ano passado durante a quarta edição do prêmio. Ele trabalha a prevenção da violência na escola, promovendo o diálogo entre jovens do Ensino Fundamental e Médio de escolas da região de Irati. Além da Unicentro, estão envolvidas no projeto outras sete instituições.

“É um projeto que tem como objetivo primeiro apresentar a universidade às escolas, juntamente com as entidades envolvidas no atendimento às crianças vítimas de violência e a prevenção do uso de drogas e alcoolismo. Nós trabalhamos numa rede estratégica de prevenção orientando os alunos sobre valores, opiniões e situações de risco em que os jovens se encontram, entre elas as drogas, o alcoolismo e a violência. Desenvolvemos as atividades em uma rede formada por profissionais da área da saúde, educação e segurança”, afirma Susko.

A entrega da certificação será realizada no dia 20 de agosto, durante o Congresso Sesi Indústria e Sociedade “As conquistas dos ODM e os desafios dos ODS”, que será realizado em Curitiba.