Fundação Araucária promove seminário de formação de executivos

Na última terça-feira (23), em Curitiba, foi realizado o Seminário de Formação de Executivos em Ciência, Tecnologia e Inovação na modalidade de MBA para a formação de executivos nessa área. O seminário é voltado para a qualificação de pró-reitores e agentes da universidade que trabalham com os três fatores.

Para representar a Unicentro, foi indicado o pró-reitor de Pesquisa, Marcos Faria, que participou do seminário. Marcos explica que além da qualificação destes profissionais, o evento tem o objetivo de dar encaminhamentos no setor, visando também a internacionalização dos produtos gerados na universidade. “Tem uma pauta especifica, como por exemplo, formação de recursos para a inovação, uma área dentro a inovação da pesquisa, um bastante importante que de certa forma muitas vezes a gente não tem gente especifica para trabalhar pra formar, então é a formação de recursos nessa área e visando a pesquisa e, também, a internacionalização da pós-graduação e da pesquisa”.

O seminário foi ministrado pelo assessor de planejamentos de estudos de coordenação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Manuel Cardoso. O objetivo era criar condições para o aprimoramento dos sistemas público e privado de ciência, tecnologia e inovação (CT&I), por meio da capacitação de profissionais que atuam na gestão de programas, processos e projetos, favorecendo a melhoria da performance desses operadores, promovendo o desenvolvimento científico e tecnológico, bem como o crescimento econômico.

“É aperfeiçoando o conhecimento da área de recursos humanos pra atuar diretamente na área da inovação, porque hoje a universidade majoritariamente trabalha com pesquisa, pesquisa científica, produção científica, produção de artigos, na maioria dos trabalhos que são feitos aqui dentro. E a inovação tecnológica tem que ser mais inserida dentro desse contexto, a geração de produtos advindos da nossa pesquisa, por isso a importância de qualificar pessoas que trabalham nessa gestão da inovação”, concluiu Marcos.