Comissão de Assistência Estudantil realiza primeira reunião

A reunião contou com a presença de representantes dos acadêmicos, dos professores e dos agentes universitários.

Atendendo a uma demanda do DCE (Diretório Central dos Estudantes), a reitoria da Unicentro implantou uma comissão especial para discutir as ações de assistência estudantil no âmbito da universidade. O comitê é composto por representantes dos acadêmicos, dos professores e dos agentes universitários. A primeira reunião do grupo foi realizada na última quarta-feira (25).

O diretor do DCE de Guarapuava, Luiz Felipe de Lima, é um dos membros da comissão e explica que os alunos reivindicam restaurantes universitários estatizados nos três campi universitários – Santa Cruz, Cedeteg e Irati-, a ampliação do auxílio alimentação para atender os alunos dos campi avançados, a implantação de um auxílio moradia estudantil e de uma bolsa permanência para evitar a evasão. Para ele, a participação dos acadêmicos nas esferas colegiadas da administração universitária é o melhor caminho para que os alunos participem das decisões. “Os acadêmicos têm voz, tem voto, então a participação se dá através disso, de uma reunião no departamento, nas reuniões dos conselhos universitários”, comentou.

A comissão vai trabalhar na formatação de um projeto de assistência estudantil com vistas a sua implantação. “A intenção é que nossa proposta, depois de fechada, seja encaminhada para aprovação pelo Conselho Universitário e, assim, passe a ser permanente”, explicou o presidente da comissão e vice-reitor, Osmar Ambrósio de Souza.

O reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, disse estar satisfeito com a possibilidade de contar com a participação e as opiniões dos alunos em um assunto que é relacionado diretamente à eles. “Felizmente estamos vivendo agora um momento em que o dialogo tem sido possível, com concordâncias e discordâncias, como é normal, mas também com respeito às diferenças e aos posicionamentos”, encerrou.