Unicentro conquista mestrado em Ciências Veterinárias

No fim do ano passado, a Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou a oferta do mestrado em Ciências Veterinárias na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). O curso terá duração de dois anos, será ministrado no campus Cedeteg, em Guarapuava, e contará com 11 vagas destinadas a médicos veterinários e profissionais de áreas afins, como engenheiros agrônomos, zootecnistas e aqueles que trabalham na área de Saúde Animal.

Os interessados em participar do processo de seleção têm até o dia 20 de fevereiro para efetuar a inscrição na página do Programa de Pós-Graduação. O edital de homologação das inscrições será divulgado até o dia 24 de fevereiro também no site.

Conforme o edital, a seleção dos candidatos acontecerá em duas etapas: 1. Prova escrita objetiva de interpretação de um artigo cientifico em português na área escolhida e de um texto em inglês. 2. Entrevista pessoal perante uma comissão de seleção, constituída por docentes orientadores, com a análise de pontuação do currículo e do histórico escolar da graduação.

A prova escrita será realizada no dia 2 de Março, das 8h30 às 12h. Os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a cinco na prova escrita serão convocados para a entrevista, no dia 3 de março, com início às 8h30.

O resultado final do processo de seleção será publicado em edital e disponibilizado na página do Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias até o dia 6 de Março de 2015.

Com essa aprovação, a Unicentro chega ao 15º curso de mestrado. A coordenadora do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências Veterinárias, Margarete Kimie Falbo, destaca que foi uma grande conquista para a universidade e também para os profissionais da região, tendo em vista que nessa área de concentração existem somente duas instituições, já incluindo a Unicentro, que ofertam o curso.

Sobre o Programa

Com o título de Saúde e Produção Animal Sustentável, o curso de mestrado tem como área de concentração a promoção da saúde e bem estar animal por meio de novas perspectivas de abordagem sanitária, que levem em consideração as tecnologias atuais com baixo impacto ambiental, proporcionando a manutenção da sanidade animal associada à produção sustentável em modelos de criação intensiva e em sistemas de agricultura familiar.

O programa conta ainda com duas linhas de pesquisa: “Produção Animal Sustentável” e “Saúde Animal”. De acordo com a professora Margarete, a linha Saúde Animal busca trabalhar com diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças de diferentes espécies animais tanto de produção como animais selvagens e também de pequeno porte. Já a linha de pesquisa de Produção Animal, busca não só a produção tradicional, chamada de intensiva, como também aliá-la a uma produção mais sustentável.