Três cursos de pós-graduação encerram as inscrições nos próximos dias

Em nível de mestrado e doutorado, os cursos de Ciências Florestais, Agronomia e Engenharia Sanitária e Ambiental encerram seus processos seletivos.

Nos próximos dias, cinco cursos de pós-graduação stricto sensu, ofertados pela Unicentro, encerram as inscrições para os processos de seleção de candidatos para turmas do ano letivo de 2015.

Nesta sexta-feira (30), é o último dia para realizar a inscrição nos cursos de pós-graduação em Ciências Florestais e Agronomia, ambos oferecem grau de mestrado e doutorado. No sábado (31), encerram também as inscrições para o curso de mestrado em Engenharia Sanitária e Ambiental.

Ciências Florestais

Coordenado pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Florestais (PPGF), o curso é ofertado no campus de Irati da Unicentro. Entre o público-alvo estão alunos graduados em Engenharia Florestal ou áreas afins.

As inscrições devem ser realizadas pelo site do programa. A documentação exigida, disponível no edital de abertura do processo seletivo, deve ser entregue no protocolo da universidade ou na secretaria do PPGF, ou ainda, enviada por correspondência postada via Sedex. Junto a documentação também deve ser entregue o comprovante de pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 100.

Na inscrição, o candidato deverá identificar a área de atuação de interesse em que pretende desenvolver o seu trabalho de pesquisa. São ofertadas vagas nas seguintes áreas dos cursos de mestrado e doutorado: Ergonomia, Colheita e Logística Florestal; Manejo Florestal; Geotecnologia Florestal; e Tecnologia e Industrialização de Produtos Florestais. O curso de mestrado ainda conta com a área de Patologia Florestal e, o de doutorado, de Proteção Florestal.

O PPGF publicará edital de homologação das inscrições até o dia 6 de fevereiro. O resultado final e convocação dos candidatos para o processo de seleção será divulgado até o dia 11 de fevereiro. As matrículas dos candidatos aprovados deverão ser realizadas nos dias 12 e 13 de março de 2015 e as aulas iniciarão no dia 16 de março de 2015.

Agronomia

Com área de concentração em “Produção Vegetal” e linhas de pesquisa em “Manejo
de Grandes Culturas” e “Horticultura”, o curso de pós-graduação em Agronomia, nível mestrado e doutorado, tem como público-alvo Engenheiros Agrônomos e profissionais de áreas afins.

Ministrado no campus Cedeteg, em Guarapuava, o programa oferta 29 vagas para o mestrado e 10 vagas para o doutorado, distribuídas entre os professores de acordo com a disponibilidade de vagas do corpo docente, obedecendo o critério de classificação dos candidatos.

A inscrição deve ser feita pelo site do programa. Nela, o candidato deve identificar a linha de pesquisa na qual pretende desenvolver o seu trabalho de dissertação ou tese, assim como indicar o possível orientador dentre os docentes do curso. Após a homologação, o candidato deve entregar a documentação exigida na secretaria do PPGA, até o dia 6 de fevereiro, ou enviar peo correio, com data de postagem até o dia 5 de fevereiro.

O resultado será divulgado até o dia 13 de fevereiro e as aulas estão programadas para iniciar no dia 9 de março.

Engenharia Sanitária e Ambiental

Realizado em associação ampla entre a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), o curso de mestrado em Engenharia Sanitária e Ambiental tem como área de concentração “Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos”. Serão habilitados à inscrição os candidatos graduados em Engenharia Civil, Engenharia Sanitária, Engenharia Ambiental ou áreas afins.

As inscrições devem ser feitas, até 31 de janeiro, pelo site do sistema de inscrição da UEPG. No formulário de inscrição, o candidato deverá indicar a linha de pesquisa a qual deseja desenvolver o trabalho. As linhas de pesquisa são: “Recursos Hídricos e Meio Ambiente” e “Tratamento de Água de Abastecimento e Águas Residuárias”.

O candidato que enviar a documentação por correspondência deverá postar até o dia 31 de janeiro. O endereço da secretaria do programa, localizada em Ponta Grossa, está disponível no edital da abertura do processo.

O curso oferta até 18 vagas para alunos regulares, em tempo integral, conforme a disponibilidade de orientação dos professores e de acordo com as linhas de pesquisa do programa.