XIX Semana de Iniciação Científica inicia suas atividades

Hoje os campi Santa Cruz e Irati receberam as atividades do primeiro dia da XIX Semana de Iniciação Científica na Unicentro. O evento possui natureza multidisciplinar e trabalha com todas as áreas do conhecimento com pesquisas científicas, desde o desenvolvimento tecnológico e inovação até a atualização dos pesquisadores.

O principal objetivo da semana é disseminar os resultados das pesquisas realizadas por discentes, docentes e servidores de Instituições de Ensino no âmbito de suas iniciações científicas e atividades de pesquisa, e abrir espaço para discussão de temas importantes da vida acadêmica nas suas diferentes abordagens. Segundo a coordenadora de Iniciação Científica (IC) da Unicentro, Katielle Cordova, “o evento é muito importante, principalmente por ser uma forma de disseminar resultados das pesquisas. É uma oportunidade dos alunos prestigiarem o evento na nossa instituição”. A coordenadora destaca também que o evento é voltado, principalmente, para alunos que participam de ICs voluntárias, mas é aberta a todos que quiserem participar.

A Iniciação Científica é um programa que visa atender alunos dos cursos de graduação, colocando-os em contato com grupos/linhas de pesquisa. O professor do Departamento de Comunicação Social, Silnei Soares, salienta que “a iniciação cientifica introduz o aluno nesse universo da pesquisa acadêmica e pesquisa científica que muitas vezes não é possível trabalhar em sala de aula”.

A acadêmica Priscila Shcran faz Iniciação Científica desde seu primeiro ano na universidade. Hoje, no terceiro, conta que participar de eventos como a 19ª Semana de Iniciação Científica é mais do que apresentar a pesquisa desenvolvida, mas também conhecer outros trabalhos e abordagens. “O mais legal é você saber o que está sendo pesquisado, porque são sempre coisas novas. Muito diferentes umas das outras, então um evento assim proporciona a partilha do conhecimento científico”, conta a estudante.

Além dos alunos, professores também podem trazer seus trabalhos. A docente Layse Nascimento ressalta que a semana “é interessante lembrar também que embora tenha o nome iniciação cientifica ela também envolve as pesquisas de professores. A gente tem aqui a possibilidade de acompanhar um pouco o que nossos colegas também estão produzindo na área de pesquisa”, comenta Layse.

A 19ª Semana de Iniciação Científica segue nos dias 25 e 26, no campus Santa Cruz, Cedeteg e também no campus de Irati. Lembrando que o 2º Encontro de Iniciação Científica Júnior, voltado para alunos do ensino médio, também está com atividades nos campi.