Unicentro assina quatro acordos de cooperação com universidades cubanas

A Universidad de la Habana é uma nova parceira da Unicentro.

Nos dias 18 e 19 de agosto, o reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Aldo Nelson Bona, participou do Encontro de Reitores Brasil/Cuba, realizado no campus Ipiranga da Universidade Estadual Paulista (Unesp), na cidade de São Paulo.

O encontro teve como objetivo aprofundar as oportunidades de cooperação entre as instituições participantes pela promoção do debate a temas relevantes e pela dinamização de espaços de diálogo direto entre as autoridades presentes. Na ocasião, a Unicentro firmou acordos de cooperação com quatro universidades cubanas: Universidad de la Habana (UH), Universidad de las Ciencias Informaticas (UCI), Instituto Superior de Tecnologías y Ciencias Aplicadas (InSTEC),

Com vigência de cinco anos, os convênios estabelecem: visitas e intercâmbio de professores, estudantes e técnicos administrativos objetivando a realização de atividades voltadas à pesquisa, ensino, extensão e gestão universitária. Além de intercâmbio de informações e publicações acadêmicas, científicas e culturais; mobilidade de docentes e pesquisadores; cursos e disciplinas compartilhados; e organização conjunta de eventos acadêmicos, científicos e culturais.

O Encontro de Reitores Brasil/Cuba contou com representantes do Ministério da Educação, Ministerio de Educación Superior de Cuba, Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e Associação de Assessorias de Instituições de Ensino Superior Brasileiras para Assuntos Internacionais (Faubai).

Cooperação acadêmica mútua

A Universidad de la Habana (UH), na cidade de Havana, oferece amplas oportunidades em todas as áreas do conhecimento. O programa de Mestrado em Educação da Unicentro iniciou tratativas com a UH em 2012. A assinatura do acordo proporcionará a continuidade e o desenvolvimento de projetos voltados a internacionalização de ensino e pesquisa. Saiba mais pelo site da UH.

A Universidad de las Ciencias Informáticas (UCI), no município de Boyeros, oferece curso de cinco anos de Engenharia em Ciências Informáticas, baseado no princípio de vinculação entre estudo e trabalho. Saiba mais pelo site da UCI.

O Instituto Superior de Tecnologías y Ciencias Aplicadas (InSTEC), na cidade de Havana, é uma universidade especializada nas ciências nucleares e ambientais, com cursos de licenciaturas em Física Nuclear, Bioquímica e Meteorologia, Engenharia em Tecnologias Nucleares e Energéticas. Os programas de mestrados da InSTEC são em diferentes linhas de física e química, assim como em gestão ambiental, biosegurança e desenvolvimento de capital humano. A InSTEC oferece dois tipos de programas doutorais. São dois doutorados curriculares colaborativos, em Gestão das Ciências, da Tecnologia e do Meio Ambiente, e em Tecnologias Energéticas, e três programas de doutorado tutelar, em Física Nuclear, Atômica e Molecular, em Radioquímica e em Engenharia Nuclear. Saiba mais pelo site do InSTEC.

A Universidad Agraria de la Habana (UNAH), na cidade de San José de las Lajas, da Provínicia de Mayabeque, integra uma rede científica-docente a serviço de estudantes, professores e pesquisadores, com o Centro Nacional de Sanidad Agropecuaria (CENSA), o Instituto Nacional de Ciências Agrícolas (INCA) e o Instituto de Ciência Animal (ICA). A UNAH oferece cursos de graduação, mestrado e doutorado nos campos de Agronomia, Medicina Veterinária, Ciências Técnicas, Ciências Econômicas, Ciências Sociais e Humanas, Cultura Física e Ciências Pedagógicas. Saiba mais pelo site da UNAH. Acesse também a Revista de Ciências Técnicas Agropecuarias, editada desde 1986, pelo Centro de Mecanização Agropecuária da UNAH (CEMA).

Para mais informações, o Escritório de Relações Internacionais (ERI) está disponível para agendamento de atendimento pelo e-mail: eriunicentro@gmail.com.