Reitor da Unicentro é o novo vice-presidente da Abruem

Adélia Prado, reitora da Uesc, e Aldo Nelson Bona, reitor da Unicentro, empossados como presidente e vice-presidente, respectivamente, da Abruem.

Adélia Prado, reitora da Uesc, e Aldo Nelson Bona, reitor da Unicentro, empossados, respectivamente, como presidente e vice-presidente da Abruem.

A Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), desde ontem, conta com uma nova diretoria. A solenidade foi realizada na Associação Médica de Brasília e foram empossados Adélia Prado – reitora da Uesc (Universidade Estadual de Santa Cruz), localizada em Ilhéus, Bahia – e Aldo Nelson Bona – reitor da Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste), de Guarapuava, Paraná – como, respectivamente, presidente e vice-presidente.

Adélia e Aldo foram eleitos para o biênio 2014-2016. Durante a posse, a tônica dos pronunciamentos foi uma só. As duas diretorias, tanto a empossada como a que deixa o cargo, falaram em continuidade. Carlos Fernando de Araújo Callado, reitor da UEPE (Universidade Estadual de Pernambuco) e presidente da Abruem entre 2012 e 2014, em seu discurso, salientou que se hoje a Abruem é uma entidade respeitada e consolidada isso se deve ao trabalho sequencial desenvolvido pelas últimas gestões. “E esse trabalho, tenho certeza, não vai ser interrompido”, afirmou.

Ainda em seu pronunciamento, Callado rememorou as três principais frente de trabalho de sua gestão: o fomento e a criação de uma Frente Parlamentar Mista em Defesa das Universidades Estaduais e Municipais; o trabalho pela consolidação de uma visão integrada do sistema de educação nos âmbitos federal, estadual e municipal; e o estabelecimento de um Grupo de Trabalho MEC/Sesu-Abruem, “sendo este coordenado, justamente, pelos reitores Adélia e Aldo. Um motivo a mais para termos a certeza da continuidade”, finalizou.

O trabalho das gestões anteriores também foi enaltecido pela presidente empossada. Segundo Adélia, o ponto forte do trabalho, que teve início em 2008 sem interrupção até aqui, foi o da identificação e da construção de uma agenda coletiva das universidades associadas. O pronunciamento dela também foi marcado pela enumeração de desafios e compromissos da gestão que tem início. Entre eles, a perseverança na trajetória das gestões anteriores; o fortalecimento da luta em defesa da autonomia universitária; a consolidação de programas de mobilidade discente e docente, tanto o criado pela Abruem quanto os firmados com instituições estrangeiras; e a ampliação da inserção internacional das universidades.

Compromissos que foram reforçados pelo vice­-presidente empossado e reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona. Para ele, o trabalho à frente da Abruem trará benefícios para todas as 45 universidades associadas. Mas, além disso, também terá um significado especial para a Unicentro. “A nossa universidade ganha na medida em que ganha também maior visibilidade e trânsito junto aos órgãos do governo federal”, explicou Aldo.

Confira as fotos do evento no Banco de Imagens da Unicentro (acesse aqui).