Unicentro fecha dois novos convênios em evento da Rede Universia

image_0Entre os dias 28 e 29 de julho, o reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, esteve no Rio de Janeiro para participar do 3º Encontro Internacional da Universia. A proposta do evento foi de uma discussão, com gestores de universidades ibero-americanas, sobre os destinos e as perspectivas da educação superior no mundo.

Além de palestras, debates e mesas-redondas sobre o futuro do ensino, o evento, que contou com a participação de 1103 reitores de 33 diferentes nacionalidades, foi o momento propício, segundo Aldo, para a realização de novos acordos. “Não há outra situação no mundo em que você possa ter tantos gestores institucionais reunidos, promovendo contatos, trocando ideias e, sobretudo, tratando e dando início a conversas de parcerias”, comenta.

Ao retornar a Guarapuava, o reitor anunciou a solidificação de dois novos convênios, fechados durante o encontro. “Um deles é com o Paraguai, que já estávamos discutindo há algum tempo e o encaminhamos praticamente em termos finais e outro, com a Universidad de Almería, na Espanha, que está sendo conversado”, conta Aldo Nelson Bona.

Universidad de Almería

No convênio de colaboração mútua, assinado com a Universedad de Almería, na Espanha, ficou estabelecido o intercâmbio periódico de informações sobre projetos de pesquisa e formação que estejam sendo conduzidos pelas instituições em temas de interesse comum, assim como, a publicação conjunta de livros e a realização de encontros entre profissionais de áreas similares de especialização para a elaboração de projetos comuns. Além disso, as universidades se comprometeram a nomear uma comissão conjunta que estabelecerá um programa concreto de intercâmbio entre as instituições.

Universidade Nacional del Este

No acordo de colaboração firmado com a Universidade Nacional del Este, do Paraguai, o principal objetivo é promover a cooperação acadêmica em áreas de interesse mútuo das universidades. Entre as metas acertadas estão: promover visitas e intercâmbio de agentes, docentes e estudantes; organizar eventos acadêmicos, científicos e culturais em conjunto; oferecer cursos e disciplinas compartilhadas; e promover o intercâmbio de informações e publicações acadêmicas, científicas e culturais.