Festival Universitário da Canção 2014: inscrições já estão abertas

Roberto Corrêa  Scienza, vencedor da Categoria Composição em 2013.

Roberto Corrêa Scienza, vencedor da Categoria Composição, em 2013.

Começaram na segunda (21/07) e seguem até 22 de agosto as inscrições para o 4º Festival Universitário da Canção (Fuca). Para a edição deste ano foram mantidas as duas categorias dos anos anteriores – Composição e Interpretação. A diferença é que, em 2014, além da comunidade universitária, a comunidade em geral também pode se inscrever.

A mudança é válida apenas para a modalidade Composição, na qual poderá concorrer qualquer pessoa, de nacionalidade brasileira, residente em todo o território nacional, incluindo, os membros das comunidades acadêmicas.

Já a categoria Interpretação é voltada, exclusivamente, para professores, acadêmicos, pesquisadores me estagiários da Unicentro e das demais Instituições de Ensino Superior das cidades onde a Universidade Estadual do Centro-Oeste tem campus, campus avançado ou extensão – a saber: Guarapuava, Irati, Laranjeiras do Sul, Pitanga, Prudentópolis, Chopinzinho e Coronel Vivida.

Os interessados em concorrer na categoria Composição devem inscrever uma música inédita de sua autoria, que deve ser executada durante o festival. Já na modalidade Interpretação, os cantores devem concorrer com duas músicas, uma que será executada na etapa classificatória e outra na fase final.

O Fuca 2014 vai premiar os cinco primeiros colocados em cada categoria com um troféu. Já o prêmio para os terceiros colocados é de R$ 500, para os segundos lugares é de R$ 1 mil e os vencedores de cada modalidade levam R$ 2 mil.

O Festival Universitário da Canção vai ser realizado no mês de setembro. No dia 17, haverá a etapa classificatória de Irati, no dia seguinte a fase classificatória de Guarapuava, e no dia 19 a grande final será realizada, também, em Guarapuava. O objetivo do Fuca, como ressalta o reitor da Unicentro e idealizador do Festival, Aldo Nelson Bona, “é a valorização da cultura musical, integrando as comunidades universitária e em geral”.

Para se inscrever, acesse o site do Fuca 2014.

LANÇAMENTO OFICIAL

Oficialmente, o 4º Festival Universitário da Canção foi lançado na segunda-feira (21). Este ano, o evento conta com três novos parceiros, a Prefeitura de Guarapuava, a RPC TV e a Caminhos do Paraná, que colaboram para aumentar significativamente a visibilidade do Festival em toda a região.

Para o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, esta nova parceria com a Unicentro, evidencia a necessidade da criação de um calendário cultural. “Queremos criar um cenário de diversidade cultural bastante grande e com uma série de eventos, como a Virada Cultural, Leitura de Poesias e, agora, na música com o Fuca”, disse o prefeito.

A RPC TV tem em sua estrutura, ações de apoio direcionadas à eventos culturais em todo o estado e, segundo o diretor da emissora em Guarapuava, Rodrigo Libório, a expectativa é que o Fuca alcance o patamar de outros eventos por eles apoiados. “A gente tem exemplos do Femucic de Maringá, que com o apoio da imprensa foi crescendo espontaneamente. É o que a gente espera do Fuca”, afirmou Libório.

A Caminhos do Paraná já é parceira da Unicentro em outras atividades culturais, como os festivais de Dança e de Teatro, e agora volta suas atenções à música, é o que garante o assessor de Imprensa da Caminhos do Paraná, Jeferson Dietrich. “Quando recebemos o convite da Unicentro, foi uma decisão bastante tranquila a de apoiar o Fuca”, explicou.

Para o reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, estes novos apoiadores contribuem significativamente para o crescimento do Festival, não só no cenário regional, mas estadual. Com isso, também foi possível inovar nesta edição do Festival, abrindo a categoria Composição para todos os interessados da comunidade externa. “É uma forma de fazer com que amplie o olhar externo para o evento promovido pela universidade, para a cidade de Irati, de Guarapuava e de toda a região” destacou o reitor.