Docente da Unicentro tem projeto aprovado em Portugal

Universidade Nova de Lisboa, em Portugal.

No último mês, o docente do curso de Geografia da Unicentro, Marcos Pelegrina, teve trabalho aprovado pela Universidade Nova de Lisboa, em Portugal, no projeto Ciência Viva. O projeto é financiado pela Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica de Portugal, que tem por objetivo levar a ocupação científica de jovens nas férias estudantis do país.

Intitulado “Uso de Geotecnologias aplicada ao planejamento regional: Estudo de Caso Arrábida”, o projeto é desenvolvido desde o início do ano no país europeu, em parceria com dois mestrandos e um doutorando da Universidade Nova de Lisboa, e tem como objetivo demonstrar a importância do uso das geotecnologias aplicadas ao planejamento regional na Serra da Arrábida. De acordo com o professor, o trabalho de campo permitirá a identificação e caracterização dos espaços turísticos e recreativos, além da avaliação da capacidade de carga, território e conflitos de uso do local.

Pelegrina avalia o projeto, que envolve Ensino, Pesquisa e Extensão, como de fundamental importância para formação acadêmica dos mestrandos e doutorandos, além de dar um retorno para comunidade. Segundo o professor, apesar de o projeto estar sendo desenvolvido em Portugal, ele tem planos para aplicá-lo no contexto de Guarapuava quando retornar para a Unicentro. “Este projeto será replicado para os alunos da Unicentro quando eu retornar”, conta. O projeto será apresentado no Centro de Estudos de Sociologia da Universidade Nova de Lisboa (CESNOVA), de 1 a 14 de julho deste ano.